Uma manifestação contra as medidas adotadas pelo prefeito Daniel Guerra vai acontecer nesta terça-feira, dia 13, em Caxias do Sul. O ato, convocado pelos médicos do Sistema Único de Saúde que compõe a comissão de greve, está marcado para as 15h, no pátio da prefeitura.
O coordenador da comissão de greve dos médicos, André Pormann, diz que a ideia da manifestação surgiu em contato com a população. Além de pedir um diálogo com o prefeito para tratar da greve dos médicos, o grupo também pede que Guerra reveja posicionamentos como a retirada do subsídio da APAE e libere a verba para o Fiesporte. “Nós começamos a convidar os usuários prejudicados por essas coisas que o prefeito tem feito, de restringir verba e cortar verba, e começamos a discutir a ideia de fazer uma manifestação para que ele repense esses caminhos que ele está tomando, que são caminhos que vão extinguir instituições extremamente importantes para a cidade”, explica Pormann.
Ainda conforme André Pormann, a manifestação é um chamamento à população para que atue em defesa das políticas públicas. “A história começou com a verba que eles cortaram da Apae. Nós entendemos esses usuários, os pais, familiares, que nos procuraram nas Unidades Básicas de Saúde. E esse movimento começou a ser um chamamento para os médicos, aí em uma assembleia começamos a discutir isso, porque as políticas públicas parecem estar sendo cortadas pelo município”, argumenta.
Outros assuntos colocados em pauta são a incerteza em relação ao Financiarte, o fechamento das cozinhas comunitárias e os posicionamentos do prefeito em relação à Festa da Uva e ao Carnaval. Essa será a primeira manifestação contra Daniel Guerra desde que ele assumiu a prefeitura, em primeiro de janeiro deste ano. Em abril, um ato realizado a favor do prefeito reuniu cerca de 400 pessoas.