Caxias do Sul

Greve dos professores tem adesão em mais de 40 escolas em Caxias do Sul

Alunos e professores protestaram na manhã desta segunda-feira (Foto: Divulgação)
Alunos e professores protestaram na manhã desta segunda-feira (Foto: Divulgação)

A greve dos professores iniciou mais uma semana com adesão de ao menos 40 escolas em Caxias do Sul. Um levantamento divulgado pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira, dia 25, aponta que 21 escolas estão totalmente paralisadas e outras 22 registram adesão parcial ao movimento grevista. Uma assembleia na próxima quinta-feira deve definir os rumos da paralisação, que foi deflagrada no dia 5 de setembro.

Alunos e professores protestaram na manhã desta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Mobilização marcada por protestos

Durante a manhã desta segunda-feira, professores, alunos, pais e funcionários da escola Olga Maria Kayser organizaram um protesto na Perimetral Bruno Segalla. Eles reclamam do parcelamento de salários, do sucateamento da educação, do pagamento do 13º salário em 12 vezes e da tentativa do governo de aprovar várias leis que retiram direitos dos servidores públicos. Hoje, o governador José Ivo Sartori anunciou que, a partir da folha de setembro, o Estado vai pagar de forma integral os servidores que ganham menos. Somente após esta quitação, sairá o pagamento dos vencimentos dos demais funcionários. A medida, segundo o governo, foi motivada pelo acirramento da crise financeira e o ingresso de centenas de ações de dano moral por parte de servidores com salários em atraso.

A partir das 16h, a comunidade da Escola Maguary também vai protestar no bairro Madureira. A ideia, segundo representantes da escola, é promover um ato pacífico e de conscientização na pracinha do bairro.