Bento Gonçalves

Greve dos professores da rede estadual inicia sem adesão em Bento

Greve dos professores da rede estadual inicia sem adesão em Bento
A paralisação é por tempo indeterminado em protesto ao 21º parcelamento seguido dos salários dos servidores públicos estaduais. (Foto: reprodução)

As escolas que compõe o 12° núcleo do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato), com sede em Bento Gonçalves, continuam discutindo a adesão da greve dos professores da rede pública estadual.

A paralisação é por tempo indeterminado em protesto ao 21º parcelamento seguido dos salários dos servidores públicos estaduais. A medida foi tomada em virtude da parcela de R$ 350 paga pelo governo gaúcho.

A diretora do 12º núcleo do Cpers/Sindicato, Juçara Fátima Borges, faz um apelo aos pais de alunos, que não mandem seus filhos para a escola como forma de apoio aos professores.

“As escolas estão discutindo e estão começando a nos colocar que vão aderir à greve. Então está nessa de discutir e a partir de segunda-feira, provavelmente, teremos as posições se as escolas daqui vão aderir ou não. O que a gente tá pedindo, eu como diretora de núcleo, é que os pais se sensibilizem com a educação, com os professores e que não mandem seus filhos para a escola. É uma maneira deles demonstrarem que estão do lado dos professores dos seus filhos que estão recebendo R$350. Muitos educadores não tem dinheiro nem para pagar o ônibus para irem até a escola, então estamos fazendo esse apelo, para que os pais não mandem seus filhos para a escola”, conta.

Dentre as principais escolas de Bento Gonçalves, os professores do Colégio Estadual Landell de Moura, se reunirão na sexta-feira, dia 8, para discutirem o assunto. Já o Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles realizou reuniões durante esta quarta-feira, dia 6, porém ainda não se manifestou oficialmente.

A E.E. de Ensino Fundamental General Bento Gonçalves da Silva terá aula normal na segunda-feira, dia 11 e a E. E. de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara ainda não definiu se irá aderir a greve ou não.

O núcleo 12 do Cpers atende as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Prata, Veranópolis, Carlos Barbosa, Nova Araça, Nova Bassano, Paraí, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Protásio Alves, São Jorge, Vila Flores, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar.

Dos 18 municípios apenas Fagundes Varela e Veranópolis confirmaram paralisação.