Caxias do Sul

Greve dos correios tem adesão de 65% dos funcionários em Caxias do Sul

Apesar da paralisação,
agência da Sinimbu registrava atendimento normal durante a tarde desta sexta-feira (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)
Apesar da paralisação, agência da Sinimbu registrava atendimento normal durante a tarde desta sexta-feira (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

A Greve dos Correios, deflagrada na última terça-feira em 21 estados e no Distrito Federal, começa a atingir Caxias do Sul. Nesta sexta-feira, dia 22, o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul estimava que 75 dos 130 carteiros, operadores de transbordo e atendentes comerciais da cidade estavam paralisados.

Apesar da paralisação,
agência da Sinimbu registrava atendimento normal durante a tarde desta sexta-feira (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

O Diretor Regional do Sintect-RS, Ricardo Paim, diz os Correios planejam retirar uma série de benefícios dos funcionários, como vale cultura, vale alimentação, adicional de férias e pagamentos de horas-extras.

Além disso, os trabalhadores reclamam da diminuição da idade dos dependentes – de 18 para seis anos –, da cobrança de parte da mensalidade do plano de saúde, da retirada da pauta de novas contratações por concurso público e da ameaça constante de privatização. “Decidimos por unanimidade a participação na greve, que visa lutar pela manutenção dos nossos direitos e contra a retirada dos nossos benefícios e de várias cláusulas trabalhistas que estão ameaçadas hoje pela empresa com a entrada em vigor da nova lei trabalhista”, afirma Paim.

Na tarde desta sexta-feira, a greve ainda não afetava o atendimento na agência dos Correios da rua Sinimbu. Na próxima segunda-feira, às 15h, o Sintect-RS vai realizar uma assembleia para definir os rumos da paralisação. A expectativa é que os Correios apresentem uma proposta visando o fim da greve até lá.

A paralisação também afeta outras cidades da região como Vacaria, Gramado, Canela e Farroupilha.