Esportes

Grêmio vence o Ypiranga e tem vantagem para a final do Gauchão

Equipes fizeram uma bela partida

Foto: Lucas Uebel/Grêmio/CP
Foto: Lucas Uebel/Grêmio/CP

O primeiro jogo das finais do Campeonato Gaúcho foi quente, belas jogadas, grandes chances de gol, marcação acirrada e um pênalti marcado no final do jogo deram a vitória para a equipe do Grêmio no estádio Colosso da Lagoa. Com o gol marcado por Lucas Silva a equipe leva a vantagem para o jogo de volta na Arena. Valente o time do Ypiranga sofreu em grande parte do jogo, mas suportou bem a pressão e criou chances perigosas também. 

A primeira etapa foi de amplo domínio tricolor. Grandes chances criadas, troca de passes gerando jogadas perigosas, defesas do goleiro adversário e três bolas na trave (duas na mesma jogada), mas mesmo tendo essa superioridade o time treinado por Roger Machado não conseguiu abrir o placar. 

As chances começaram a aparecer logo aos 6 minutos quando Elias teve uma chance frente a frente com o goleiro Edson que fez uma grande defesa, aos 10 Campaz recebeu grande bola e partiu com liberdade tocando por cima na saída do goleiro, mas a bola caprichosamente acertou a trave. A equipe do Ypiranga parecia nervoso e não conseguia fazer trocas de passes com efetividade muitas vezes perdendo a posse por erros em passes curtos. 

Aos 18 minutos Elias teve nova chance quando recebeu a bola de Bitello e bateu colocado no canto do goleiro Edson que novamente fez a defesa. Até aí as chances iam se acumulando enquanto o Canarinho apenas se defendia buscando não levar gols que poderiam complicar suas pretensões de título. Aos 34 minutos uma das jogadas mais bonitas do campeonato foi vista na partida, o lateral Gedeílson encarou o lateral Diogo Barbosa e para se livrar do marcador mandou uma belíssima lambreta que foi completada e gerou um cruzamento na área sem perigo. 

Novamente atacando o volante Villasanti cabeceou a bola dentro da área que passou raspando a trave do Ypiranga, aos 41 minutos Campaz tentou um chute por cobertura e na finalização a bola tocou duas vezes na trave até o goleiro agarrar a bola com firmeza. 

Após o intervalo a equipe da casa continuou a sofrer pressão no início como na jogada que em que Elias girou e chutou com força para a defesa de Edson. A grande chance do Ypiranga veio aos 18 minutos quando Lucas Falcão viu o espaço e chutou com força, a bola explodiu no travessão do gol defendido por Brenno, que ainda fez uma grande defesa no rebote quando Hugo tentou a finalização. 

Com o passar do jogo as equipes pareciam sentir o cansaço, o Ypiranga fazia cruzamentos por vezes perigosos à meta tricolor e criava as melhores chances, tendo sido superior na segunda parte da partida. Foi aí que aos 44 minutos um pênalti marcado em cima de Diego Churín mudou a história do confronto.  

Em uma bola levantada na área o atacante gremista sofreu o contato e depois da revisão do árbitro Anderson Daronco no VAR, na cobrança Lucas Silva bateu com força marcando o gol do Grêmio. Com os ânimos mais exaltados um integrante da comissão técnica foi expulso e, por regulamento, o técnico tem que deixar a beira do campo também o que causou reclamações do treinados do time da casa Luizinho Vieira. 

A partida decisiva do estadual acontece no próximo sábado, 2, na Arena do Grêmio, o confronto está marcado para às 16h30. O tricolor busca o pentacampeonato consecutivo enquanto o Ypiranga busca o título inédito da competição.