Esportes

Grêmio vence o Ypiranga e conquista o pentacampeonato gaúcho

Foto: Fabiano do Amaral
Foto: Fabiano do Amaral

O Grêmio confirmou o favoritismo diante do Ypiranga e conquistou o título do Campeonato Gaúcho de 2022 na tarde deste sábado na Arena. Mesmo já tendo vencido a primeira partida no sábado passado pelo placar de 1 a 0, hoje o placar foi de 2 a 1 a favor dos tricolores. 

Em um retrato do primeiro jogo, quem comandou as ações desde o princípio do confronto foi o Grêmio. Logo aos 7 minutos Campaz já tinha colocado uma bola na trave, aos 13′ Elias saiu cara a cara com o goleiro Edson que dividiu a bola com o centroavante gremista e conseguiu afastá-la. Com dificuldades e errando passes simples o Ypiranga se defendia como podia. Mesmo precisando fazer os gols a equipe de Erechim não tinha força para tais ações. 

Sempre com a bola rondando a área do adversário a equipe da casa conseguiu abrir o marcador quando o relógio já se aproximava dos 45 minutos da primeira etapa. Em uma bela cobrança de falta de Bitello que explodiu o travessão, a bola voltou na cabeça de Bruno Alves que subiu para cabecear a bola para o fundo do gol. 

Na segunda etapa o domínio continuou. Porfírio chegou com grande perigo logo no primeiro minuto. Com a equipe tricolor com o jogo controlado e o time treinado por Luizinho Vieira ainda errando passes com o tempo se esgotando, ficou difícil que alguma mudança no placar pudesse favorecer a equipe Canarinho. 

Já aos 29 minutos Rodrigues ampliou o placar selando de vez o pentacampeonato, o gol contou com certo suspense e demora em razão da revisão do lance pelo VAR. Ainda sob o efeito do gol recém marcado a equipe tricolor deixou o Ypiranga chegar com perigo se confirmando no gol de Erick que recebeu de Gedeílson para diminuir o placar. 

Mesmo com o gol a equipe da capital gaúcha confirmou o pentacampeonato gaúcho em sequência e seu 41º título estadual na história. A conquista marca também a primeira do técnico Roger Machado como treinador, ele que venceu o campeonato quatro vezes como jogador. 43.889 pessoas presenciaram a conquista na Arena.

Pelo lado do Ypiranga fica a imagem de um time que fez excelente campanha, chegando na final pela primeira vez em sua história.