Esportes

Grêmio pode disputar duas edições do Mundial caso vença a Libertadores

Tricolor disputará sua quinta final de Libertadores | Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Tricolor disputará sua quinta final de Libertadores | Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio poderá garantir vaga em duas edições do Mundial de Clubes caso venha a conquistar a Libertadores da América deste ano. O Tricolor enfrenta o Lanús, da Argentina, na final da competição continental, dias 22 e 29 deste mês.

Conquistando o tricampeonato da América, o Grêmio disputaria o Mundial em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos. Além disso, a equipe de Renato Portaluppi poderia garantir vaga para o Mundial de 2021, que será a primeira edição do novo formato do torneio.

A FIFA prepara uma mudança na disputa do Mundial, já que a competição atualmente é pouco atraente comercialmente. Estão sendo estudados alguns novos formatos para a disputa. A chance maior é de que a competição estreie em 2021, no lugar da Copa das Confederações, que não seria mais disputada.

Tricolor disputará sua quinta final de Libertadores | Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Mundial passaria a ser disputado de quatro em quatro anos. Seriam 24 clubes participantes, sendo 12 da Europa, cinco da América do Sul, dois da África, dois da Ásia, um da Concacaf, um da Oceania e um do país-sede. As equipes seriam divididas em oito grupos de três equipes. O primeiro colocado de cada grupo garantiria vaga às quartas de final.

As confederações serão as responsáveis por definir os participantes de cada continente. Na América do Sul, o mais provável é que a Conmebol destine as cinco vagas aos campeões das quatro Libertadores dos anos anteriores, entre 2017 e 2020, e a um representante definido pelo ranking da entidade.

A fórmula do novo Mundial será confirmada apenas em junho do próximo ano, em congresso da FIFA.

Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7