Futebol

Grêmio perde para o Flamengo e se despede da Copa do Brasil

Grêmio perde para o Flamengo e se despede da Copa do Brasil
Com maior posse de bola, o tricolor até tentou criar oportunidades, mas não foi efetivo (Foto: Lucas Uebel, especial)

O Grêmio perdeu para o Flamengo, no segundo jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil 2018 e se despediu da competição, sendo derrotado pelo placar de 1 a 0.

O gol dos cariocas saiu logo no primeiro tempo, aos 4 minutos, quando Everton Ribeiro abriu o marcador. Cortez foi traído pelo quique da bola que sobrou para os donos da casa e morreu no fundo das redes. Com maior posse de bola, o tricolor até tentou criar oportunidades, mas o rubro-negro se manteve organizado defensivamente, impedindo os ataques gremistas, que não levaram perigo ao gol de Diego Alves.

O segundo tempo seguiu no mesmo ritmo. Renato promoveu suas alterações, tirando André, Léo Moura e Maicon, para colocar Jael, Marinho e Alisson, mas o placar seguiu o mesmo. Apesar dos primeiros minutos da segunda etapa serem de total domínio dos gaúchos, o Grêmio não foi efetivo. O Flamengo se organizou e o jogo se concentrou no meio campo e na troca de passes.

Com o resultado, o Grêmio deixa a Copa do Brasil e volta suas atenções para a Libertadores da América e para o Campeonato Brasileiro. O Flamengo pega o Corinthians na próxima fase da competição.

O JOGO

O Flamengo começou melhor a partida, tanto que criou as primeiras oportunidades. Aos 4 minutos, foi efetivo e chegou ao gol com Everton Ribeiro. No lance, Vitinho recebeu na esquerda, passou pela marcação e cruzou na área. Cortez tentou afastar, mas a bola chegou em Paquetá, que escorou para Everton Ribeiro finalizar de perna direita, abrindo o marcador.

O Grêmio tentou responder com Everton, que tentou o giro pela esquerda, mas adiantou demais e a bola se perdeu pela linha de fundo. Logo na sequência, aos 14’, o tricolor ameaçou com um lançamento de Geromel para Everton, mas o passe acabou saindo errado. Em seguida, aos 18’, Maicon fez um lançamento para Everton, que fez o domínio, passou pela marcação adversária, mas acabou desarmado por Rodinei.

Depois de boa troca de passes, o Grêmio chegou com Everton, que tramou jogada com Cortez, aos 23 minutos. O lateral recebeu e tentou passar por Lucas Paquetá, mas acabou caindo no gramado. Nada assinalado pela arbitragem.

Os gaúchos insistiam na troca de passes pelo meio, e acabaram criando uma oportunidade com Luan, que pouco apareceu na partida. O camisa 7 acionou Everton na entrada da área que teve o domínio e finalizou, mas a bola bateu na marcação e ficou fácil para a defesa de Diego Alves.

Ainda pressionando, o Grêmio quase chegou ao gol. Geromel chutou, mas a bola bateu na defesa carioca. Ramiro pegou a sobra e tentou o cruzamento na pequena área. Everton chegou para finalizar de primeira, mas mandou por sobre a meta, perdendo a chance do empate aos 36’. No lance, a arbitragem assinalou impedimento do atacante gremista.

O Flamengo tentou ameaçar em contra-ataque. Vitinho e Paquetá avançaram pelo lado esquerdo até que Paquetá finalizou, mas Kannemann conseguiu bloquear.

SEGUNDO TEMPO

O Grêmio iniciou bem a etapa complementar e logo no primeiro minuto, ameaçou com Léo Moura, que cruzou na área, mas o goleiro carioca, bem posicionado, afastou de soco. No rebote, Cortez escorou para Ramiro, que tentou de bicicleta, mas mandou cima do gol.

Cinco minutos depois o tricolor tentou com Cortez, pela esquerda, mas o lateral acabou derrubado por Cuéllar. No lance, Luan cobrou, mas Henrique Dourado conseguiu afastar o perigo para os cariocas.

O Flamengo teve uma boa oportunidade em cobrança de falta, aos 15’. Diego cobrou, a bola desviou em Luan e saiu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a bola foi alçada na área, Grohe afastou e Réver tentou o rebote, mas o goleiro gremista segurou firme.

Depois do lance, o técnico Renato promoveu a primeira substituição na equipe: saiu André, para a entrada de Jael, aos 20’. Na sua primeira oportunidade, Jael já finalizou, arriscando de longe, mas Diego Alves conseguiu a defesa.

Na sequência veio a segunda troca dos gaúchos: saiu Léo Moura e entrou Marinho, aos 25’.
O Flamengo teve uma chance em cobrança de falta, em que Everton Ribeiro ergueu na área, mas Grohe segurou firme. Em seguida, quase que surge o segundo gol carioca, mas a defesa tricolor conseguiu o corte, aos 31’ com Kenneman.

O Grêmio continuou tentando mas sem levar perigo ao gol adversário até que Renato Portaluppi promoveu a última substituição na equipe, Maicon deixou o campo cansado e entrou Alisson, aos 36’. O atacante teve pouco tempo para criar alguma coisa.

Mais uma chance tricolor se desenhou em uma jogada com Cortez, aos 41. O lateral fez um cruzamento rasteiro, mas o arqueiro carioca saiu do gol e fez a defesa. Nos minutos finais, o Grêmio ainda chegou ao ataque com Luan, em cobrança de falta, mas o camisa 7 mandou direto para as mãos do goleiro, facilitando a defesa de Diego Alves.

Clique na imagem para ampliar: