Esportes

Grêmio perde para o Criciúma em Santa Catarina e vê pressão aumentar sobre Roger Machado

Tricolor chega a quatro jogos sem vitória na Série B

(Foto: Lucas Sabino/AGIF via Correio do Povo)
(Foto: Lucas Sabino/AGIF via Correio do Povo)

Com um retrospecto de três jogos sem vitória, na noite desta terça-feira (30) o Grêmio foi até Santa Catarina para enfrentar o Criciúma pela 27ª rodada da Série B. Na oportunidade, o Tricolor Gaúcho perdeu por 2 a 0. Com a derrota, viu os adversários se aproximarem no G4 e, a pressão sobre Roger Machado aumentar.

O Tricolor Gaúcho contou com algumas mudanças, principalmente na defesa como no ataque. Edílson entrou no lugar de Rodrigo Ferreira, assim como Janderson e Guilherme no ataque. Dessa forma, o time foi a campo com: Brenno; Edílson, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Lucas Leiva, Villasanti e Bitello; Janderson, Guilherme e Diego Souza.

Por outro lado, a equipe do Criciúma, treinada por Claudio Tencati, contou com os seguintes 11 iniciais: Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Zé Marcos e Hélder; Marcos Serrato, Arílson e Thiago Alagoano; Hygor, Caio Dantas e Felipe Mateus.

Primeiro Tempo

Com o Grêmio querendo voltar a vencer, e o Criciúma a subir na tabela, os minutos iniciais foram de muito estudo entre as equipes. Na sequência, o Tigre teve mais a bola, enquanto o Tricolor não conseguia passar do meio de campo. Mesmo assim, as duas equipes pouco produziam, sem dar trabalho para os goleiros. A primeira grande chance foi aos 11 minutos, Caio Dantes recebeu da entrada da área e arriscou, a bola desviou em Geromel e foi para o fundo das redes. 1 a 0 para os donos da casa.

Após sofrer o gol, o Grêmio até ensaiou uma reação, entretanto, passou a apresentar muitas dificuldades na criação de jogadas ofensivas. Aos 17 minutos, novamente Caio Dantas voltou a ameaçar a meta defendida por Brenno. Ele recebeu lançamento pelo lado direito de ataque e chutou forte, o goleiro gremista espalmou e Geromel afastou. Mesmo com um ataque veloz, com Guilherme e Janderson, o Grêmio seguiu apresentando problemas no último terço do campo. Até os 20 minutos não havia finalizado nenhuma vez. O Trigre, por sua vez, passou a ficar tranquilo com o resultado a seu favor.

Aos 27 minutos, Felipe Mateus arriscou chute forte de fora da área e obrigou Brenno a fazer grande defesa. Aos 32 minutos, Nicolas recebeu grande passe de Janderson, entrou na área e, na hora de cruzar para Diego Souza, acabou recuando a bola para o goleiro adversário. Posteriormente, aos 37, após dividida com Cristovam, Janderson se machucou e deu lugar a Campaz.

Mesmo assim, o Grêmio encerrou a etapa inicial sem dar perigo ao goleiro Gustavo. E, a partida foi para o intervalo com o Tigre vencendo por 1 a 0.

Segundo Tempo

Assim como na etapa inicial, o Grêmio voltou para o segundo tempo com dificuldades na transição entre defesa e ataque. Aos quatro minutos, após cobrança de falta, a bola sobrou para Bitello, o volante dominou, arriscou, mas isolou. Dessa forma, até os 10 minutos, o Tigre deixou a bola mais com o Tricolor, porém, os gaúchos não conseguiram oferecer perigo à meta adversária.

Para melhorar a ofensividade, aos 14 minutos Roger Machado promoveu mudança dupla. Entraram Elkeson e Diogo Barbosa para as saídas Lucas Leiva e Nicolas. O lateral-esquerdo, por sua vez, também saiu com dores na perna esquerda. Porém, as mudanças do comandante gremista não surtiram efeito nos minutos seguintes. Posteriormente, o Criciúma passou a jogar mais recuado e a arriscar investidas nos contra-ataques.

Aos 24 minutos, Thaciano e Gabriel Silva entraram nos lugares de Villasanti e Guilherme, as últimas trocas do Tricolor. Dois minutos mais tarde, Brenno saiu errado e a bola ficou para Hygor. O atacante chutou, porém o goleiro gremista conseguiu se recuperar e mandar para escanteio. Mesmo com as mudanças, o Grêmio seguiu bastante nervoso em campo e cometendo muitos erros de passe. O Tigre, por sua vez, se mantinha tranquilo com o placar.

Posteriormente, aos 39, após consulta ao VAR, o árbitro marcou pênalti para o Criciúma por toque no braço de Edílson. Na cobrança, Rafael Bilu, que entrou no segundo tempo, converteu. 2 a 0.

Dessa forma, o Grêmio não conseguiu forças para ir ao ataque, e acabou perdendo a segunda partida seguida, e ampliou a sequência para quatro jogos sem vitória.

Sequência de Grêmio e Criciúma

Sendo assim, com a derrota, o Grêmio estacionou na terceira posição com 44 pontos. Por sua vez, o Criciúma subiu para o nono lugar com 37. Todavia, o Tricolor ainda pode ser ultrapassado pelo Vasco caso os cariocas vençam o Guarani na próxima quarta-feira (31). De igual forma, viu Londrina e Sport diminuírem para três e quatros pontos, respectivamente, a distância na tabela.

Agora, o time de Roger Machado recebe o Vila Nova na Arena na próxima sexta-feira (2/09) às 21h30. Já o Tigre visitará o Cruzeiro no domingo (4) às 16h.