Plantão

Grêmio perde na Arena por 2 a 1 para o lanterna do Campeonato Brasileiro

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio entrou em campo nesta quinta-feira (03) e perdeu para o Sport, lanterna do Campeonato Brasileiro. Com gols de Patric e Iago Maidana, os pernambucanos abriram a vantagem e o tricolor conseguiu apenas descontar com Pepê, mas não escaparam da derrota dentro de casa.

A partida começou de maneira alucinante e um tanto quanto frustrante para o tricolor. A começar com a escalação de Thiago Neves, que juntamente com Everton, foi uma das surpresas no meio de campo do tricolor. Para a entrada dos veteranos, Jean Pyerre e Pepê foram para o banco e geraram discórdia nas redes sociais. Com apenas quatro minutos de jogo, veio o banho de água fria.

O Sport girava bola pela esquerda e Betinho, de muito longe, deu um belo lançamento para Patric. O lateral-direito se infiltrou às costas de Bruno Cortez e fuzilou de chapa. A bandeirinha Katiuscia Mendonça imediatamente sinalizou impedimento, mas com o auxílio do VAR foi possível confirmar o gol da equipe visitante.

Aos que esperavam que o Sport fosse recuar, nada feito. A partida seguiu com destaques de ambos os lados, apesar do domínio e maior posse de bola do Grêmio. Os pernambucanos apostaram em contra-ataques perigosos, mas foram poucas as chegadas que se concretizaram em chances reais de gol.

Do outro lado, o tricolor assustou em diversos momentos, sempre pela direita. Orejuela, na marca de 26 minutos, avançou à linha de fundo e cruzou (ou chutou) com força, tendo que Luan Polli fazer defesa em dois tempos após a bola bater na trave.

Poucos minutos depois, Lucas Silva deu uma chegada mais forte e assustou os torcedores por já ter recebido cartão amarelo em lance prévio. Renato imediatamente preparou a substituição e levou a campo Jean Pyerre, ainda na primeira etapa, no lugar do volante.

O Grêmio tentou ainda na bola parada e assustou. Orejuela cruzou, Pedro Geromel fez o passe de cabeça e Thiago Neves escorou, mas a bola ficou para defesa segura de Luan Polli. Fim de primeiro tempo aos 49 minutos.

Para a segunda etapa, Jair Ventura colocou Leandro Barcia no lugar de Elton, Lucas Mugni no lugar de Jonathan Gómez, enquanto Renato botou Pepê no lugar de Bruno Cortez e jogou a equipe ao ataque.Deu resultado. Everton fez boa arrancada e forçou grande defesa do goleiro adversário, mas já estava marcado o impedimento. Poucos minutos depois, Pepê procurou o ângulo e novamente Luan Polli voou para conseguir evitar o gol tricolor.

O Grêmio seguiu amassando no ataque e Renato sacou Thiago Neves para colocar Isaque. Orejuela avançou pela direita, cruzou rasteiro e a bola atravessou a área até chegar a Pepê, livre. O garoto acertou de tornozelo e chutou por cima da meta do Sport.

Aos 27’, a ineficácia do tricolor provou a máxima: quem não faz leva e Jean Pyerre derrubou Leandro Barcia dentro da área e foi marcado o pênalti para os pernambucanos. O zagueiro Iago Maidana foi para a cobrança e estufou as redes, ampliando o marcador.

Renato decidiu colocar Robinho na vaga de Alisson e, dois minutos depois, o meia arriscou de longe com muito perigo. No lance seguinte, Robinho foi o responsável por deixar Pepê na cara do gol, que na sua terceira oportunidade não desperdiçou. 2 a 1 na Arena e o Grêmio seguia atrás do placar.

Os minutos seguintes foram de ainda mais sufoco do tricolor. A equipe acumulou um total de 78% de posse de bola e de 19 finalizações na segunda etapa, enquanto os visitantes assustaram em apenas uma oportunidade. O Grêmio chegou e manteve-se no ataque, mas o placar não foi alterado.

Derrota na Arena para o lanterna e muita crítica. Desde a escalação duvidosa até a performance muito abaixo da equipe, o Grêmio deixou de vencer importantes e relativamente fáceis três pontos no seu estádio. A próxima partida será contra o Atlético Goianiense, às 19h, neste domingo. O jogo será no Estádio Serra Dourada, em Goiás.