Plantão

Grêmio marca no final e consegue empate na Arena com o Palmeiras

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Foi um sufoco, mas o Grêmio conseguiu o empate na tarde deste domingo contra o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo. Raphael Veiga abriu o placar no segundo tempo e Ferreira deixou tudo igual já nos acréscimos. A partida marcou a estreia de Diogo Barbosa com a camisa tricolor e Renato decidiu alterar seu esquema. Em vez de atuar com um 4-2-3-1, o treinador optou por um 4-1-4-1, reunindo Darlan, Matheus Henrique, Lucas Silva, Robinho e Alisson no meio-campo.

O Grêmio cometeu a primeira falta e o Palmeiras foi quem atacou no primeiro minuto. O jogo demorou para ter grandes chances, mas o domínio era do Grêmio. A equipe gaúcha acumulava posse de bola, mas sem objetividade. Apenas aos 15’, Lucas Silva cobrou falta com muita força e Wéverton espalmou no canto.

O Grêmio voltou a assustar cerca de dez minutos depois, após Victor Ferraz escorar boa bola de cabeça, mas ninguém aproveitou. Alisson chutou bola rasante para o tricolor aos 38’ e Gabriel Menino aproveitou rebote aos 42’, mas chutou prensado na marcação. O saldo do primeiro tempo resultou em domínio tricolor e um cartão para cada lado: Gabriel Menino e Victor Ferraz.

Na segunda etapa, o Palmeiras seguiu mais reativo do que criativo, apostando em contra-ataques e uma linha de defesa mais baixa. Felipe Melo logo recebeu o seu cartão amarelo de praxe e Luxemburgo colocou em campo Gabriel Veron no lugar de Rony, que não fez boa partida.

Renato também mudou, lançando Ferreira no lugar de Lucas Silva. Com o time mais rápido, esperava-se que enfim o tricolor chegasse ao gol, mas nada feito. Quem chegou ao ataque foi o Palmeiras em chute de Bruno Henrique, que ingressou no lugar de Gabriel Menino.

O pofexô decidiu enfim colocar sua equipe para frente, tirando Ramires e dando espaço para Wesley. Além dele, Luiz Adriano entrou na vaga de Willian e as trocas logo surtiram efeito. Aos 25’, Viña recebeu na esquerda e cruzou na medida para Raphael Veiga marcar um belo gol de voleio.

Atrás no placar, Renato botou de vez sua equipe para o ataque. Isaque (no lugar de Darlan) e Guilherme Azevedo (no lugar de Robinho) entraram no jogo, gerando maior volume do Grêmio no ataque. Jogando no seu lado habitual, Alisson cresceu na partida, mas a deficiência seguia a mesma: falta de objetividade.

Assim foi até o fim. O árbitro sinalizou mais quatro minutos de acréscimos e as chances existiam, mas sem um perigo real de gol. Eis que surge o triunfo de onde menos se espera. Ferreira, atacante mirrado, marcou de cabeça após a cobrança de escanteio de Alisson. O que pareciam três pontos perdidos tornaram-se um ponto ganho na marca de 46 minutos do segundo tempo.

O tricolor chega agora a 13 pontos e ocupa momentaneamente a décima colocação. A próxima partida do Grêmio no Campeonato Brasileiro será em Minas Gerais contra o Atlético-MG. Antes disso, um clássico: o segundo Gre-Nal da história da Copa Libertadores acontecerá na quarta-feira.

Fonte: O Bairrista