Na primeira partida depois da eliminação na Copa do Brasil, o Grêmio goleou o Sport Recife por 5 a 0 na tarde deste sábado, dia 2 de setembro, na Arena do Grêmio, em jogo atrasado da 22ª rodada, e diminuiu para sete pontos a distância para o líder Corinthians.
Desfalcado do ataque titular, com Luan na seleção brasileira, Barrios na seleção paraguaia e Pedro Rocha vendido, o técnico Renato fez a opção por Everton e Fernandinho formando a dupla de ataque, e os dois corresponderam.
O time começou pressionando os adversários e criando oportunidades. Aos 20 minutos, em uma cobrança de falta com força e precisão, Edilson abriu o marcador, mandando uma bomba indefensável no ângulo direito de Magrão. Depois, só deu os dois atacantes escalados por Renato.
Aos 34, Edilson passou por dois adversários, entrou na grande área e viu Everton mais atrás e cruzou para o atacante, que empurrou para o fundo das redes. O primeiro tempo fechou com 2 a 0 no placar.
No segundo tempo, o Grêmio voltou com o mesmo ritmo. Aos 22 minutos, Fernandinho marcou o terceiro gol, de pênalti. Dois minutos depois, Ramiro recebeu um ótimo lançamento e, de cabeça, tocou para o Fernandinho, que de primeira completou de cabeça para o gol de Magrão, assinando o quarto.
Com o placar garantido, Renato promoveu substituições, e uma delas, o atacante Dionathã, que entrou no lugar de Everton, marcou o quinto gol depois de jogada de Fernandinho.
Com o resultado, o Grêmio conquista três pontos e chega a 43 pontos, permanecendo na vice-liderança. O tricolor volta a jogar pelo Brasileirão no próximo sábado, dia 9, no Rio de Janeiro, contra o Vasco da Gama.