Brasil

Grêmio goleia Botafogo com 2 de Jael e garante 4º lugar no Brasileirão

Grêmio goleia Botafogo com 2 de Jael e garante 4º lugar no Brasileirão
Jael fez dois na primeira etapa, e os atacantes Alisson e André completaram o marcador no segundo tempo (Foto: Lucas Uebel, especial)

Apresentando uma boa atuação na Arena, em Porto Alegre, o Grêmio goleou neste sábado, dia 1º de setembro, o Botafogo por 4 a 0 pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Numa grande atuação de Jael que fez dois, Alisson e André completaram o marcador. O tricolor gaúcho não tomou conhecimento do fogão e venceu com tranquilidade.

Os donos da casa tiveram um pênalti marcado logo no início, quando Luan chutou e a bola explodiu no braço de Carli, dentro da área. Na cobrança, Jael mandou uma cavadinha, balançando as redes e abrindo o marcador, aos 11 minutos. O técnico Renato Portaluppi precisou queimar sua primeira substituição logo no início da primeira etapa, aos 16′. Ele tirou Maicon que sentiu um desconforto na perna esquerda para colocar Alisson.

O Grêmio seguiu bem na partida e colocou uma bola no travessão com Jael. Foi dele também o segundo gol. Aos 44 minutos, o centroavante recebeu um cruzamento de Cícero, na medida, dentro da área, dominou no peito e chutou, estufando, de novo, as redes cariocas. Na etapa complementar os gremistas seguiram superiores. Aos 15 minutos, Alisson recebeu uma bola de Luan, girou e chutou cruzado de fora da área, sem chances de defesa do arqueiro carioca, marcando o terceiro gol.

O Grêmio teve mais um pênalti a seu favor, quando André tentou um cruzamento dentro da área e a bola explodiu no braço de Carli, novamente. Na cobrança, o centroavante chutou bem, no canto direito de Saulo, que não conseguiu a defesa, aos 30 minutos.

Com o resultado, o Grêmio saltou para a quarta posição com 40 pontos. E o Botafogo caiu para o 13º lugar com 25 pontos. Na próxima rodada o tricolor visita o Santos na quinta, às 19h, no Pacaembu. Já os cariocas recebem na quarta o Cruzeiro, às 19h30min, no Engenhão.

O jogo
Primeiro tempo

Com o gramado molhado devido a forte chuva que caiu em Porto Alegre, as duas equipes encontram dificuldades de tocar a bola. Aos sete, Luan cobrou falta na área. Cicero apareceu bem para o cabeceio, mas mandou a bola por cima do gol. Um minuto depois, Yago recuou errado para Saulo, que tirou de qualquer maneira. Na sobra, Luan chutou, mas a bola explodiu no braço esquerdo de Joel Carli. O árbitro apitou penalidade em favor do Grêmio. Aos 11, Jael de cavadinha cobrou, deslocou o goleiro Saulo e a bola morreu no fundo da rede.

O técnico Renato Portaluppi foi forçado alterar o time, aos 16, porque o volante Maicon, lesionado, saiu para a entrada de Alisson. Pelos lados do campo, o tricolor gaúcho chegou com facilidade. Aos 21, Cortez apareceu bem pela esquerda e tabelou com Everton. O lateral tentou cruzar para Jael, que não chegou. O atacante do Grêmio reclamou que foi puxado.

Em contra-ataque rápido, Geromel fez um lindo lançamento para Alisson, que saiu em velocidade pela direita, e na entrada da área, fez um cruzamento para Everton. O atacante tentou o domínio, mas a bola foi forte demais. Aos 29′, o Botafogo tentou com Léo Valencia, que cobrou falta da entrada da área, mas a bola explodiu na barreira. O Grêmio respondeu no lance seguinte, em contra-ataque. Luan desceu pela esquerda após passe de Everton, invadiu a área, mas acabou cortado pela zaga.

Em mais uma troca envolvente de passe quase os gaúchos ampliaram. Aos 31, Luan cruzou pela direita na área. Jael recebeu e chutou no travessão. Na frente do placar, os donos da casa, recuaram o time e conseguem explorar as fragilidades defensivas apresentadas pelo Botafogo. Aos 40, em novo contra-ataque, Everton optou por arriscar o chute de longe. Saulo conseguiu encaixar para a defesa.

Em uma tarde inspirada mais uma vez, Jael ampliou o placar. Aos 44, Cicero enxergou o centroavante dentro da área e lançou para atacante. O camisa 9 conseguiu espaço, dominou e chutou sem chances para o goleiro Saulo.

Segundo tempo
Logo no início da etapa complementar, o Grêmio teve uma oportunidade a seu favor. Luan cobrou falta em cima da barreira, a bola voltou para Cícero que arrematou, mas Saulo se jogou para fazer a defesa, salvando os cariocas do terceiro gol.

Apesar da vantagem, o tricolor não se acomodou no segundo tempo e quase marcou novamente, aos sete minutos. Everton recebeu na esquerda e tentou cruzamento para Jael. A defesa do Botafogo afastou. Na sobra o atacante apareceu de novo e chutou forte. A bola bateu na trave.

Os visitantes esboçaram reação, com Valencia, que acionou Brenner. O atacante chutou, mas acabou bloqueado já dentro da área, por Ramiro. Mais uma vez o meio-campo gremista trabalhou, numa troca de passes rápida e ampliou a vantagem. Aos 15, sem marcação, Alisson enxergou espaço, arriscou e acertou bonito chute de longe.

Aos 21, Everton recebeu bonito lançamento, avançou na rapidez e chutou com espaço no canto esquerdo. Saulo conseguiu alcançar e fez bonita defesa para evitar o quarto gol. Na sequência, aos 27, Léo Moura cruzou pelo alto, e Everton cabeceou. Saulo faz a defesa novamente.

O zagueiro Joel Carli viveu um dia infeliz e fez mais uma penalidade. Aos 29, a bola bateu no braço do defensor, após chute de André. Ele cobrou bem o pênalti e aumentou a vantagem. O goleiro Saulo até acertou o canto, mas o atacante bateu com precisão e força.

Com muita chuva e a grande quantidade de água acumulada no gramado, a troca de passes ficou bastante prejudicada. Aos 35, Alisson recebeu na direita e arriscou cruzando. A bola passou na frente do gol, mas não havia ninguém para concluir.

Na reta final da partida, o Grêmio tratou de administrar a vantagem, tocou a bola e alcançou o resultado positivo. Por sua vez, os cariocas terão que lutar muito no Brasileirão para seguir na primeira divisão. Na próxima rodada o tricolor visita o Santos na quinta, às 19h, no Pacaembu. Já o Botafogo recebe na quarta o Cruzeiro, às 19h30min, no Engenhão.

Clique na imagem para ampliar: