Últimas notícias

Graxaim é resgatado em pátio de residência em São Leopoldo

Após ser capturado pela Guarda Municipal, animal foi encaminhado a centro de triagem do Ibama

Graxaim é resgatado em pátio de residência em São Leopoldo. (Foto: Foto: Rodrigo Machado / Divulgação / CP)
Graxaim é resgatado em pátio de residência em São Leopoldo. (Foto: Foto: Rodrigo Machado / Divulgação / CP)

Um graxaim foi resgatado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, na segunda-feira (10) de julho. A ação ocorreu após uma moradora fazer contato informando que avistou o graxaim no pátio da sua residência, na rua Abelino de Moraes, bairro Feitoria.

Quem fez o contato foi Cinara Miguel, ela relatou que a princípio achou que era um cachorro. “Vi ele passar e ficar encostado no muro e pensei que estaria machucado, pois não se mexia. Depois percebi que era um pouco diferente dos cachorros e comecei a estranhar. Fiz umas fotos e mandei para a minha nora que tem uma amiga bióloga. Ela que disse ser um graxaim. Daí até fiquei dentro de casa com um pouco de medo até o pessoal da guarda chegar e levar ele”, comentou.

Após a captura ele permaneceu durante a noite alojado em um espaço no Parque Imperatriz Leopoldina. Na terça, 11, pela manhã ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Porto Alegre. O Cetas recebe animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização, recuperam e destinam esses animais por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.

A GCM destaca que ao avistar um animal silvestre, nunca se deve tentar capturá-lo porque ele pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado. A orientação é fazer contato pelo telefone 153. Outra orientação é não ferir nem matar o animal. Conforme o artigo 29 da lei 9605/98, matar, perseguir, capturar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida gera detenção de seis meses a um ano e multa. Em caso de contato com alguma espécie a GCM pode ser acionada pelo telefone 153.

Graxaim

Conforme publicação no site Faunadigitalrs, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o graxaim-do-mato (Cerdocyon thous) prefere bordas de mata e ambientes mais abertos a matas mais densas. Apresenta pelagem cinza clara, com pêlos mais claros na base, e uma faixa de pelos pretos sobre o dorso. É onívoro e tem sua dieta baseada em pequenos vertebrados, invertebrados e frutas. São erroneamente considerados predadores de animais domésticos e devido a isso são caçados. Em geral, durante o dia, escondem-se em tocas, fendas e ocos de árvores.

*Com informações de Correio do Povo