Opinião

Gramado/RS... Inspiração!

Avenida Borges de Medeiros
Avenida Borges de Medeiros
Foto Prefeitura Municipal de Gramado

Impossível falar em destinos turísticos desenvolvidos e não mencionar Gramado, RS.

Esta cidade tem o turismo no seu DNA e com um trabalho em conjunto (público-privado) cria e opera muito bem esta área.

Para as cidades que desejam se destacar no turismo, Gramado é uma fonte de inspiração! Muito trabalho e esforço foram necessários para que o município se tornasse este destino tão desejado.

Veja…

Os primeiros indícios de turismo em Gramado remontam ao início do século XX quando era um destino procurado para o que hoje chamamos de Turismo de Saúde. Pessoas com problemas respiratórios passavam o verão na cidade a fim de obter uma melhora devido aos ares mais puros e clima ameno. Este movimento proporcionou a construção dos primeiros hotéis no local.

No entanto, o litoral gaúcho foi ganhando destaque e Gramado perdendo seu público.

O que fazer neste momento? Se reinventar, era a solução!

Assim, foi criada a Festa das Hortênsias com o intuito de atrair as pessoas novamente para o município. Esta festividade contava com rainha e princesas, desfiles, bailes e concertos.

Contudo, ao passar dos anos, sentiu-se a necessidade de diversificar as atrações da Festa das Hortênsias, foram criados então, o Festival de Cinema, o Natal Luz e a Festa da Colônia. Hoje, eventos internacionalmente conhecidos e independentes.

Este brevíssimo resumo do turismo em Gramado vem mostrar que, para se tornar o 2º melhor destino do Brasil (Travelers’ Choice 2018), os trabalhos iniciaram a muito tempo.

Atualmente, 90% da economia local advém do turismo. E os índices de desemprego são muito baixos.

Outra situação destaque é que Gramado não possui épocas de sazonalidade extrema, o que é muito comum nos municípios. Sempre há algum evento que chama o turista para a cidade, independente da estação do ano. Esta é uma dica para as localidades que querem implantar o turismo pois, o que geralmente acontece é o investimento e o trabalho para uma festa anual, depois quase não se ouve falar em turismo.

Todavia, esta evolução no turismo de Gramado tem impactos negativos que precisam ser pelo menos minimizados para que a qualidade de vida e a sustentabilidade local não sejam prejudicadas e o turismo não seja “mal desejado” como está acontecendo em alguns países europeus.

Pesquisas apontam que o amplo crescimento destes eventos trouxe alguns problemas que desafiam a administração municipal, tais como: falta de oportunidades para os moradores locais desfrutarem das festividades; inflação nos preços; congestionamento; salários pouco atrativos; barulho (FUGANTI, 2012). Fatos que fazem com que os gestores estejam sempre articulando estratégias para que o turismo em Gramado se desenvolva priorizando sempre a qualidade e o bem-estar de sua população e turistas.

Afinal, é ou não é um belo case a ser estudado? Até em suas dificuldades sempre temos o que aprender com Gramado.

Rua "Torta"
Outono em Gramado
Lago Negro
Igreja São Pedro
Avenida Borges de Medeiros