A convite dos próprios servidores da Guarda Municipal, o grafiteiro Fábio Panone Lopes está revitalizando, com a sua arte, o prédio sede da GM do estacionamento da Prefeitura.
“Como o prédio estava abandonado, quisemos fazer um trabalho de inclusão social. Contratamos o Fábio, que é um especialista em grafite, para revitalizar o local fazendo o trabalho artístico. A ideia é que, além de um ponto de referência na área de segurança, seja um ponto de visitação e de acolhimento no Parque dos Macaquinhos”, conta Ricardo Fugante Martins, responsável pelo grupamento da Romu.
A ideia inicial era mostrar a figura do guarda como um anjo que zela pelos moradores de Caxias. Ligado no debate atual sobre as questões raciais, Panone sugeriu incluir na arte a figura do menino João Pedro, morto em operação policial no Rio. A inspiração também veio com a morte de George Floyd por um policial nos Estados Unidos.
Outra generalização contra homens de farda, conforme o artista, ocorreu em âmbito local, quando a Guarda Municipal prendeu o artista Lucas Leite por estar grafitando o espaço da Praça das Feiras, em 2019.
A melhoria no prédio, que é ocupado pelo setor de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), será entregue à comunidade até o final do mês.