Mundo

Governo Trump cria regra que limita imigração legal de pessoas pobres

(Foto: EVAN VUCCI / AP)
(Foto: EVAN VUCCI / AP)

Foi revelada nesta segunda-feira (12), pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma nova regra que pode vir a negar vistos e residências permanentes a pessoas pobres. A regra entra em vigor no dia 15 de outubro.

Quando a nova regra entrar em vigor, serão rejeitados os requerentes de vistos temporários ou permanentes que não tiverem a renda exigida ou receberem algum tipo de assistência pública, como assistência social, cupons de alimentação, moradias públicas ou Medicaid.

Segundo o comunicado feito pelo governo, o objetivo da mudança é assegurar que os imigrantes não dependerão de recursos públicos para se manter no país, mas sim que serão autossuficientes e poderão satisfazer suas necessidades com seu próprio dinheiro.

Seguindo as novas regras, mais da metade de todos os requerentes de green cards com base em laços familiares (filhos, pais e casamento) seriam negados.

Esta regra é derivada da Lei de Imigração de 1882, que permite que o governo dos EUA negue vistos a pessoas que possam se tornar um “encargo público”, ou seja, que possam depender da assistência do governo no futuro.

Os imigrantes só ganham o direito a qualquer auxílio público quando obtém o green card, documento de permanência no país. Porém, com a nova regra, estima-se que mesmo as pessoas com o documento, não utilizarão dos benefícios por medo de serem julgadas como “encargo público”. O Departamento de Justiça ainda avalia um novo regulamento que poderia sujeitar imigrantes à deportação caso utilizem os benefícios disponibilizados pelo governo.

Essa mudança drástica do governo Trump, tira dos moradores legais do país, benefícios aos quais eles e seus filhos têm direito.