Já está na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o ofício do governador José Ivo Sartori encaminhado ao presidente da AL, deputado Edegar Pretto (PT), com o pedido de autorização ao Legislativo, permitindo a convocação de plebiscito, ainda em 2017, sobre a privatização da CEEE, da Sulgás e da CRM.
Além disso, o Piratini encaminhou ofício solicitando a celeridade do trâmite do Projeto de Decreto Legislativo (PDL), protocolado pela base aliada na Assembleia. Após aprovação pelo plenário, o plebiscito pode ser convocado.
De acordo com o deputado Gabriel Souza, líder do governo na Assembleia, o colégio de líderes e de bancada deve se reunir na próxima terça-feira, dia 6 de junho, para deliberar sobre a inclusão do projeto na ordem do dia, para que a votação ocorra até o dia 14 de junho. Pelo regimento da Assembleia, a tramitação deve ocorrer até 15 de junho. Caso contrário, o plebiscito só poderá ser feito em 2018, com as eleições gerais.
Assim que recebeu o ofício das mãos do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, o presidente do Parlamento encaminhou o tema para análise técnica da Superintendência Legislativa e da Procuradoria-Geral da Assembleia.
“O plebiscito é uma conquista dos gaúchos e gaúchas em poderem se manifestar sobre determinados assuntos que mexem diretamente com as suas vidas e com o nosso estado. Reafirmei meu compromisso e comprometimento com as normas e o Regimento Interno desta Casa que são muito claros”, afirmou Pretto.