Política

Governo gaúcho adia venda de ações do Banrisul por "condições desfavoráveis"

Venda de ações deve ser concluída até 14 de dezembro | Foto: Reprodução
Venda de ações deve ser concluída até 14 de dezembro | Foto: Reprodução

O governo do Rio Grande do Sul decidiu adiar a venda de ações do Banrisul por considerar que o mercado não oferece condições positivas neste momento. O anúncio do adiamento foi feito no final da tarde desta quarta-feira, dia 6, que afirmou que uma decisão final sobre a realização da oferta dependerá de “novas avaliações técnicas que estão sendo feitas”.

O comunicado do governo não explica detalhadamente quais as “condições desfavoráveis de mercado” e não projeta um novo cronograma.

A venda de 49% das ações ordinárias do banco estatal, que dão direito a voto, foi anunciada pelo governo gaúcho no início de outubro e autorizada pelo governo federal no final de novembro, poucos dias depois que o Tesouro Nacional vetou a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal, pois considerou que os gastos com pessoal, juros e amortizações não chegam aos 70% da receita líquida, uma das exigências para aderir ao plano.

A expectativa do governador José Ivo Sartori era concluir a transação até o dia 14 deste mês. O objetivo declarado era dar mais autonomia para o banco e arrecadar recursos que possam auxiliar o estado a enfrentar a crise financeira.