Comportamento

Governo federal promete reabrir aeroporto de Porto Alegre em outubro com 50 voos

Ministério de Portos e Aeroportos e concessionária Fraport pretendem colocar o Salgado Filho em funcionamento pleno até dezembro

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, prometeu que o governo vai reabrir de forma parcial o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a partir de outubro. Inicialmente, o terminal vai operar com 50 voos diários. A promessa da totalidade operacional é para dezembro deste ano.

Os voos devem ocorrer das 10h às 22h, em 1.700 metros de pista. Os outros quase 2 mil serão liberados até o fim do ano, conforme anunciou Costa Filho. A perspectiva foi anunciada nesta terça-feira (16), durante uma reunião realizada na Casa Civil, com representantes da concessionária Fraport.

O Salgado Filho não recebe voos desde 3 de maio, após a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. A estrutura foi totalmente afetado pela enchente, com a pista e o prédio ficando completamente alagados por um mês.

Atualmente, os passageiros usam apenas as portas 5 e 6. Após isso, o check-in e o despacho de bagagem deve ser realizado na área internacional. O traslado até à Base Aérea de Canoas é feito por ônibus. Ao fim do check-in, os passageiros sobem ao piso 3, entram na área de embarque internacional, seguem a inspeção de segurança e são guiados aos ônibus.

O desembarque em Canoas também é guiado ao terminal de Porto Alegre. De ônibus, os passageiros são transportados até a estação de ônibus do Salgado Filho para retirada de bagagens. Nenhum passageiro pode se deslocar até a base ou sair de lá sem acompanhamento. O passageiro precisa se apresentar 3 horas antes do voo. O terminal funciona das 6h às 21h, e o processo de embarque se encerra 1h30 antes do voo.