Comportamento

Governo do RS inaugura Batalhão de Polícia de Choque em Uruguaiana

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Com honrarias militares e presença do governador Eduardo Leite, foi inaugurado oficialmente, nesta quinta-feira (19), o 6º Batalhão de Polícia de Choque (6° BP Chq) da Brigada Militar, em Uruguaiana. A nova unidade qualifica a estratégia de pronta resposta, com cobertura do policiamento de choque em toda a faixa da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina.

A criação do 6° BP Chq e do Comando de Policiamento de Choque (CPChq), que coordena o novo batalhão junto dos outros cinco já existentes, foi anunciada em dezembro de 2020, dentro da estratégia de aproveitamento dos 860 policiais militares formados naquele mês, com priorização de unidades de maior impacto regional.

Foi a terceira unidade desse modelo criada pelo atual governo. Além dos batalhões já existentes em Porto Alegre (1º), Santa Maria (2º) e Passo Fundo (3º), no final de 2019 foram implantados o 4° BP Chq, em Caxias do Sul, e 5° BP Chq, em Pelotas.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A reforma da sede, repassada pela prefeitura de Uruguaiana ao Estado, contou com a doação de R$ 130 mil por empresas locais ao Executivo municipal, que também arcou com a mão de obra. O 6° BP Chq está localizado na rua Vereador Arnaldo D’Augustin Ribeiro, 1.350, bairro Ipiranga.

Sob o comando do major Otemar Maia Bianchini, a unidade deve contar com 15 viaturas e um efetivo com cerca de 90 policiais militares – que pode passar de 156 –, especialmente treinados para as atividades de alto risco desempenhadas por essas unidades de elite da BM.

A posição do 6º Batalhão de Choque também fortalece a capilaridade da atuação das tropas de pronto-emprego, com alto nível de treinamento para execução de tarefas de restauração da ordem pública, controle de distúrbios e, principalmente, ocorrências de grande proporção.

A área de abrangência é de 22 municípios da Fronteira Oeste: Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Garruchos, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul.

Com a nova unidade, as operações das seis tropas especializadas poderão cobrir todas as áreas do Estado com maior agilidade e mais eficácia – a estimativa é conseguir realizar deslocamentos para qualquer ponto no RS em até uma hora e meia, aproximadamente.