Governador em exercício do Rio Grande do Sul , o deputado Valdeci Oliveira assinou, nesta segunda-feira (12), termo aditivo para a prorrogação do Movimento Rio Grande Contra a Fome por mais 12 meses. A decisão foi apresentada em reunião do comitê gestor da ação realizada no Palácio Piratini. Valdeci também oficializou a doação de uma tonelada de alimentos para o instituto Ação da Cidadania.
O Movimento Rio Grande Contra a Fome é uma ação coletiva para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional no Estado. Criado em junho deste ano, é uma parceria entre Assembleia Legislativa, governo do Estado, Defesa Civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado, além de instituições e entidades gaúchas.
200 toneladas de alimentos
A primeira etapa da campanha, realizada entre junho e novembro, arrecadou e entregou cerca de 200 toneladas de alimentos. A segunda fase das atividades, o Natal Solidário, está em andamento. A parceria entre Poderes, instituições e sociedade é fundamental para a coleta e distribuição de alimentos para a população.
“A sociedade e todos os Poderes, de uma forma ou de outra, têm contribuído bastante com esse movimento. Quero expressar meu agradecimento a todos que têm se mobilizado, que têm nos apoiado e que têm enxergado que a solidariedade é fundamental no enfrentamento da fome no nosso estado”, disse Valdeci.
As doações de alimentos ou cestas básicas podem ser feitas diretamente à Defesa Civil do Estado. Também há pontos de coleta nas instituições parceiras do movimento. No site do Movimento Rio Grande Contra a Fome, podem ser encontradas mais informações sobre a campanha e a lista completa de locais de arrecadação de alimentos, além de atualizações sobre a iniciativa.