Depois da aprovação pelo Conselho Diretor do Programa de Reforma do Estado (CODPRE) e do abono de governador do Rio Grande do Sul. O Banrisul lançou oferta de ações subsequentes, também conhecida como follow on, na qual o governo do Estado é vendedor.
O anuncio da distribuição secundária de 96.323.426 ações ordinárias para investidores institucionais, ou seja, com esforços restritos de colocação foi feito nesta terça-feira (10).
Follow on ou oferta subsequente é o nome dado ao processo no qual uma empresa que já tem capital aberto e já emitiu ações volta ao mercado para ofertar mais papéis.
O valor de cada ação vai ser definidos após a conclusão do processo de coleta de intenções de investimento, conhecido como bookbuilding, dia 17 de setembro. Ao preço do último fechamento, de R$ 23,18 por ação, a oferta seria de R$ 2,232 bilhões.
As ações que serão vendidas começam ser negociadas na B3 no dia 19 de setembro. A oferta terá esforços de colocação no exterior pelos bancos coordenadores. O próprio Banrisul é o coordenador líder, ao lado de BofA Merrill Lynch, Itaú BBA e JPMorgan.