O governo federal anunciou nesta terça-feira (12) a criação de 100 novos campi de institutos federais (IF) em todo o país. Com a medida, o Ministério da Educação (MEC) pretende gerar 140 mil novas vagas, em investimento de R$ 2,5 bilhões para a construção das novas unidades por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O lançamento ocorreu no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Rio Grande do Sul foi selecionado para receber cinco novos institutos em Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, São Leopoldo, Porto Alegre e, na serra, em Gramado. Atualmente, o IF está presente em 16 municípios gaúchos, dentre eles Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Veranópolis, Vacaria e Feliz.
Além da criação dos novos campi, o governo anuncia um investimento de R$ 1,4 bilhão para incrementar a estrutura das unidades que já existem. O dinheiro será usado para construção de refeitórios, bibliotecas, quadras esportivas e salas de aula, além da aquisição de equipamentos.
A rede federal tem 656 campi em todo o país. Gestores, porém, têm apontado a demanda de mais verba diante das restrições orçamentárias dos últimos anos e do ingresso de mais alunos de camadas vulneráveis, com a expansão das cotas.
São Paulo terá o maior número de municípios beneficiados com a criação dos institutos. No total, 12 cidades serão atendidas no Estado. Considerando as regiões do país, o Nordeste terá o maior número de unidades, com 38 novas unidades. Em seguida, a Região Sudeste receberá 27 unidades; o Sul, 13 unidades; o Norte com 12; e o Centro-Oeste, com 10.
*Com informações de Correio do Povo