Brasil

Governo aceita doação britânica de 10 milhões de libras para combater queimadas

(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)

O governo brasileiro aceitou uma doação de 10 milhões de libras, cerca de R$ 51,09 milhões, do Reino Unido para combater as queimadas na Amazônia. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (27).

Ainda segundo o ministério, a oferta foi feita por um representante de Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico, durante uma conversa por telefone com o ministro Ernesto Araújo. Conforme o Itamaraty, durante a ligação, Araújo teria confirmado o recebimento da doação. Entretando, para a doação ser oficialmente realizada, ela terá que atender às orientações do governo brasileiro.

O Reino Unido é formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Doação do G7

Mais cedo, nesta terça, o porta-voz do presidente Jair Bolsonaro, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o governo aceitaria as doações oferecidas pelo G7, desde que ficasse responsável pela gestão de todos os recursos. Bolsonaro, por sua vez, afirmou que aceitaria a ajuda do grupo apenas se o presidente da França, Emmanuel Macron, retirasse os insultos que foram proferidos contra ele.

Macron ofereceu uma doação de US$ 20 milhões, por parte do G7, para ajudar no combate das queimadas na Amazônia, nesta segunda (26). Porém, no mesmo dia, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou que o Brasil rejeitaria a oferta.

O valor oferecido pelo Reino Unido representa 61,5% do valor oferecido inicialmente pelo grupo G7, porém, o governo britânico não informou ao Itamaraty se o valor será descontado do montante anunciado por Macron.