Nesta segunda-feira (13), o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno, juntamente com a Fetag-RS e representantes das regionais sindicais estiveram reunidos com o Governador Eduardo Leite para tratar sobre o combate a estiagem. O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
Durante a reunião, a Fetag-RS reforçou as necessidades da agricultura e da pecuária familiar, que pelo terceiro ano consecutivo estão sofrendo com a falta de chuvas, o que além de gerar prejuízos nas safras ainda está provocando dificuldades inclusive no fornecimento de água potável para consumo humano e dos animais.
“Cada um colocou a dificuldade enfrentada por cada região enfrentada pela estiagem, pela seca prolongada. Foi apresentado também para o Governador algumas demandas como o auxílio emergencial para agricultores poderem se sustentar. Tem regiões que não vão conseguir produzir nada, estão com falta de água para consumo humano e animal” relata Ricardo.
Pagno também frisa a importância de ter uma infraestrutura para poder enfrentar as próximas estiagens como o auxílio na perfuração de poços, na questão de açudes, armazenamento de água, linhas de crédito subsidiadas para que o agricultor possa se preparar para os próximos anos. “Tem a região dos grãos, principalmente o milho a perda chega até 100%, soja estão estimando em 30% 40%, pecuária, leite, entá atingindo o estado como um todo e isso é preocupante” desabafa.
O Governador prometeu divulgar ainda esta semana um cronograma com as medidas que serão tomadas pelo governo e ressaltou a importância da agricultura e da pecuária familiar, “que merece e tem um olhar diferenciado por parte do governo”.
“Estamos na expectativa, no aguardo desse anúncio, mas estamos confiantes de que ele está bem sensibilizado com a situação e acredito que ele vai nos ajudar” diz Ricardo.
Outra equipe esteve em Brasília em um encontro com o Ministro da Agricultura e o SDR que atinge mais o pequeno produtor, levando também essas demandas para que venha ajuda da parte do Governo Federal.