O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori recebeu nesta semana o convite para participar do lançamento oficial da primeira edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho, que será realizada de 26 a 29 de setembro de 2018, em Bento Gonçalves. O lançamento vai ocorrer no dia 2 de março, durante jantar no Centro Empresarial do município.
Nesta quarta-feira, dia 14, uma comitiva do município entregou o convite ao governador e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT). Integraram a comitiva os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin e de Flores da Cunha, Lido Scortegagna, o diretor da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere e idealizadora do evento, Alberto Piz, o presidente do Ibravin, Oscar Ló, juntamente com o diretor Dirceu Scotta, e a gestora de eventos, Jussara Konrad. Além do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana.
O evento tem como objetivo promover o consumo e a comercialização dos produtos e serviços da indústria vitivinícola brasileira e latino-americana. O Governador José Ivo Sartori ressaltou que o evento será um marco para o setor no Estado. “Estamos muito orgulhosos em receber essa importante feira em nosso Estado, é a valorização do trabalho realizado e a demonstração da qualidade do nosso produto”, disse.
A expectativa da Wine South America 2018 é reunir 10 mil visitantes entre importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes. Serão em torno de 250 expositores, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento. A feira abre espaço, também, para os produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores.
Dia do Enoturismo
Durante o encontro na Assembleia Legislativa, o Deputado Frederico Antunes apresentou ao Prefeito Pasin o projeto de Lei para instituir o Dia Estadual do Enoturismo. A data seria comemorada no segundo domingo do mês de novembro. O projeto irá a votação na Assembleia Legislativa.