
O governador Eduardo Leite esteve em Brasília na última quarta – feira (10) e foi recebido por Paulo Guedes, ministro da Economia. Além das felicitações pelas vitórias na Assembleia Legislativa, Guedes deu o aval necessário para o governador finalizar o plano de ajuste do Estado sem a privatização do Banrisul.
O documento vai apresentar em detalhes, os pontos nos quais, o governo do Estado se compromete a fazer para reequilibrar as finanças, no decorrer do período do regime, que téra três anos e poderá ser prorrogado por mais três, este documento ainda passará pelo crivo da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Ano passado as negociações com o Presidente Michel Temer não evoluíram, pois o então presidente deu um ultimato ao Palácio Piratini, ou o Banrisul era alienado ou não haveria mais diálogo, ao assumir o cargo, o atual governador voltou a contatar a STN e por fim, consegui evoluir as negociações com o Ministro Paulo Guedes.
O encontro entre ambos os governos serviu para Eduardo Leite colocar em pauta suas últimas conquistas como: a autorização para venda da Sulgás, CRM e CEEE, e a assinatura do termo de cooperação com o BNDES na formatação e a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020, na qual as despesas estão totalmente congeladas.
A partir deste encontro, que irá concluir o plano que precisa da aprovação do Tesouro Nacional para viabilizar a adesão, será a Fazenda, e o documento será entregue entre agosto e setembro.