Política

Governador Leite anuncia mudanças no secretariado

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta sexta-feira (30/4), alterações em nomes e posições em secretarias – mantendo o número atual de 22 secretarias e três extraordinárias vinculadas ao gabinete do governador. Conforme Leite, trata-se da continuidade da reforma e reorganização administrativa do governo, voltada à segunda e última etapa da sua gestão.

“Nós concluímos uma primeira etapa, que foram os dois primeiros anos de governo, e estamos numa segunda etapa, a final. Para esta segunda metade de governo, estamos fazendo alguns ajustes a partir do entendimento do que reserva para nós esta segunda etapa como desafios”, anunciou o governador.

A atual titular da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, vai assumir a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), comandada até então por Mauro Hauschild. A pasta de Regina passará a ser chamada de Secretaria da Igualdade, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SICDH), incluindo políticas de defesa dos animais e também assistência social.

Hauschild irá assumir a então Secretaria da Administração Penitenciária, até então sob titularidade de Cesar Faccioli. A pasta passará a ter o nome de Secretaria de Justiça, Sistemas Penal e Socioeducativo, agregando à responsabilidade de gerir o sistema penitenciário gaúcho às medidas socioeducativas.

O novo integrante do governo é o ex-ministro e ex-deputado federal Ronaldo Nogueira, que passará a comandar a antiga pasta de Regina Becker, que será batizada de Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda.

“Ronaldo Nogueira traz a experiência como deputado federal e como ministro do Trabalho vai reforçar a nossa equipe, neste momento tão importante, que esperamos, o encerramento da pandemia e a pós-pandemia, as políticas de geração de emprego e renda no nosso Rio Grande do Sul”, afirmou o governador.

A mudança no nome e na estrutura das secretarias deverá ser formalizada em projeto de lei a ser enviado para a Assembleia Legislativa nos próximos dias.