O governador Eduardo Leite sancionou, na tarde da quarta-feira (04), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a lei que instaura o Dia do Enoturismo em todo o Rio Grande do Sul. O projeto é de autoria do deputado estadual Frederico Antunes (PP). O ato contou com a presença do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e do secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.
Uma comitiva de Bento Gonçalves, liderada pelo prefeito Guilherme Pasin, que contou ainda com a presença de representantes de entidades ligadas tanto ao turismo como a viticultura da Serra Gaúcha, também esteve presente durante a assinatura da lei. A partir de agora, o segundo domingo do mês de novembro passa a ser oficialmente o Dia do Enoturismo no Estado.
Pasin comemorou a assinatura do projeto. Para ele, mais que um dia a ser comemorado, a data é um reconhecimento aos produtores rurais.
“Estamos muitos felizes com esse reconhecimento da Assembleia Legislativa e do governo do Rio Grande do Sul com esse setor que cresce de forma orgulhosa para o povo gaúcho. A Serra e as demais regiões produtoras enxergaram uma condição de cultivo da uva e de produção do vinho como uma forma de alavancar o turismo, seja pela gastronomia, pela rede hoteleira e em todos que trabalham em pelo desenvolvimento de cada região”, disse.
O prefeito também divulgou que já para 2019 pode ser esperado uma programação em comemoração a data em toda a região da Serra Gaúcha.