Segurança

Golpistas se passam por agentes da vigilância sanitária e clonam WhatsApp de pizzaria, em Bento Gonçalves

Após furtar a conta do App de conversa, suspeitos enviaram mensagens para clientes solicitando que pagamentos de tele-entregas fossem realizados apena por Pix

Morador de Venâncio Aires perde R$114 mil em golpe dos nudes
(Foto: Divulgação/ Ilustrativa)


Uma pizzaria de Bento Gonçalves foi vítima de estelionatários que se passaram por agentes da vigilância sanitária para clonar o WhatsApp do estabelecimento e aplicar golpes em clientes.

De acordo com Evandro dos Santos, sócio e proprietário da Kmadona Pizzaria, o suspeito entrou em contato, por telefone, no final da tarde da última quarta-feira (6). Com a informação de todos os dados da empresa, o suposto agente da vigilância alegou que haveria uma denúncia contra o empreendimento e, logo após, enviou um protocolo falso para realizar uma fiscalização remota.

“O número foi enviado por SMS para o WhatsApp que utilizávamos para os pedidos de tele-entrega. Ele disse que receberíamos um arquivo contendo o que precisaríamos mudar no estabelecimento. Imediatamente após repassarmos o número para o suposto agente, nosso aplicativo parou de funcionar e dava uma mensagem de que estava sendo utilizado em outro aparelho. Além do Whats da pizzaria, também tive meu número particular furtado”, relata Evandro.

Em poder do número, os golpistas enviaram mensagens para uma lista de contatos oferecendo o cardápio da pizzaria e anunciando que o pagamento passaria a ser apenas por Pix.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Bento Gonçalves. Não há informações de quantas pessoas caíram no golpe da falsa pizza. O antigo número foi bloqueado e a pizzaria, que trabalha exclusivamente com Delivery de entregas na região de Bento Gonçalves conta com um novo número para pedidos, (54)  9 9692 9062, com a ativação de todas as medidas de segurança.

Confira o que fazer caso desconfie que esteja sendo vítima de um golpe:

1) Registrar o B.O. no site da Delegacia Virtual.

2) Enviar e-mail para: [email protected] sobre o perfil falso e solicitando o bloqueio. Enviar, em anexo ao e-mail, fotos das conversas nas quais foram solicitados valores. E, ainda, indicar no e-mail qual é o número verdadeiro da vítima no formato internacional e sem o nono dígito (ex: +55 65 9595-9595);

3) Denunciar também no aplicativo WhatsApp:

– Na conversa com o criminoso, clique sobre o número e depois sobre “denunciar contato”;

– Nas configurações/ajuda/fale conosco/ descrever resumidamente os fatos.

– Avisar os contatos nas redes sociais sobre o perfil falso para que as pessoas não caiam no golpe.