Polícia

Golpes do falso aluguel preocupam moradores de Serafina Corrêa

Idosa perde dinheiro golpes
Imagem: Arquivo LEOUVE

O crime de estelionato causa prejuízos dia após dia na Serra Gaúcha. Os criminosos inovam a cada dia para encontrar novas formas de fazer vítimas. Os golpes da vez são os falsos aluguéis. Moradores de Serafina Corrêa procuraram a Polícia Civil local durante a semana após serem enganados.

Conforme as informações, os bandidos anunciam imóveis para aluguel nas redes socias. São expostas todas as informações, fotos, endereço e características da casa/apartamento, por exemplo. O golpe acontece quando, através de mensagens, os estelionatários exigem o pagamento de um PIX para caução do imóvel. A princípio a pessoa acredita que fará um bom negócio, logo deposita o valor. Todavia, apenas depois, quando os negociantes desaparecem e param de responder as mensagens que a vítima percebe o esquema.

Delegado destaca cuidados em relação a golpes

Um dos crimes que mais faz vítimas em Bento Gonçalves, o estelionato, tem ocorrido em proporções maiores ano após anos em todo o Rio Grande do Sul. Em 2021, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento do município registrou casos praticamente todos os dias. Os criminosos agem, principalmente, através das redes sociais e ligações telefônicas, mas, os velhos golpes, como o bilhete premiado, ainda fazem vítimas.

De acordo com levantamentos da Secretária de Segurança Pública, o número de vítimas no ano de 2020 foi mais do que o dobro de 2019. No total, 2020 encerrou com 62.379 ocorrências. O que gerou uma média de um golpe a cada 8 minutos. E, em entrevista no último ano de 2021 com o delegado da 2º Delegacia de Polícia Civil de Bento Gonçalves, Rodrigo Morale, os casos na cidade estavam aumentando.

Ouça abaixo a entrevista completa e saiba mais sobre como agem os estelionatários e formas de precaução.