Opinião

Golf GTi MK1 - a 1ª geração

Golf GTi MK1 - a 1ª geração

A primeira geração do Golf, o Mk1, foi um modelo com tração e motor dianteiro (refrigerado a água), que chegou ao mercado em maio de 1974 para substituir o Fusca, que adotava motor (refrigerado a ar) e tração traseira.

Lançado no Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt na Alemanha no ano de 1975, o primeiro Golf GTI foi a aposta apimentada do Grupo VolksWagen na época. No verão de 1976, ele criou uma categoria automotiva que não existia até aquele momento – carros compactos esportivos hatch com tração nas rodas dianteiras.

Em seu lançamento, apenas 5000 unidades foram planejadas de serem construídas, entretanto o Golf GTI, por ser um hot hatch acessível, virou a sensação dos entusiastas da época.

Em uma aposta de dinâmicas de direção mais sensorial e agressiva, mais de 461.690 unidades do Golf GTI foram produzidas, seus 7 sucessores eternizaram o carro esportivo compacto mais bem sucedido mundialmente.

No ano de 1974 alguns funcionários da Volkswagen, incluindo Anton Konrad, chefe de imprensa da Volkswagen, consagraram um plano secreto para desenvolver uma versão esportiva do Golf. Não havia mandato oficial para desenvolver o Sport Golf, mas Hermann Hablitzel, membro do Conselho de Tecnologia, garantiu que o projeto continuasse.

Vários protótipos iniciais surgiram, incluindo um veículo com um motor de carburador gerando 100 cv o que para a época, em um motor 4 cilindros era algo fora do comum de se ver.

No início de março de 1975, Hablitzel apresentou oficialmente o projeto Sport Golf a Toni Schmücker, Presidente do Conselho de Administração, que deu o aval para a produção do hot hatch.

Como resultado, o clandestino Sport Golf tornou-se oficialmente a ordem de desenvolvimento EA195. Agora havia um cronograma bem ambicioso! O veículo celebraria sua estréia mundial no Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt em setembro e, assim, o projeto ganhou velocidade.

O EA195 deu um passo crucial à frente quando finalmente foi emparelhado com a unidade de potência certa – um motor de injeção gerando 110 cv. No entanto, o Super Golf ainda não tinha nome. As sugestões discutidas incluíram TS e GTS. Mas então o GTI venceu a disputa. Ao mesmo tempo, o designer-chefe Herbert Schäfer reinventou a alavanca de câmbio, simplesmente anexando uma bola de golfe à haste seletora do GTI.

Em 1975 a estreia mundial ocorreu e o seu lançamento em 1976.

A Volkswagen apresentou o Golf GTI e recebeu uma resposta entusiástica da mídia – todos queriam um e até hoje queremos! E eles conseguiram o que pediram (menos nós).

Em junho de 1976, o Golf GTI Mk1, com preço de 13.850 marcos alemães, foi lançado na Alemanha antes de alcançar o sucesso global. O plano inicial era fabricar 5.000 unidades dessa linha de produtos especiais para recuperar pelo menos o custo de desenvolvimento e o investimento em equipamentos de produção. No entanto, as coisas foram bastante diferentes, pois nem Konrad, Hablitzel nem Schmücker haviam previsto o nível de popularidade deste Golf GTI com uma velocidade máxima de 182 km / h e extensões de arco nas rodas pretas, uma moldura preta ao redor da janela traseira, bordas vermelhas ao redor a grade do radiador, os assentos esportivos tartan, a manopla da bola de golfe e o volante esportivo com um recurso especial de design. As 5.000 unidades do Golf GTI Mk1 acabaram chegando a 461.690 unidades – e a glória máxima da linha de produtos foi a Pirelli-GTI, uma edição especial com 112 cv. Isso marcou o primeiro capítulo do que continua sendo o carro esportivo compacto mais bem-sucedido do mundo.

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