Uma operação da Guarda Municipal (GM) nas casas de passagem de Caxias do Sul nesta terça-feira (21) resultou na prisão de quatro homens, sendo que dois deles eram foragidos da Justiça. Além das capturas por mandado, a ação também incluiu prisões por ameaça, resistência e a apreensão de uma faca.
As ações ocorreram em diversos pontos que servem como serviço de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na primeira ação, a GM foi chamada por conta de um homem agitado que estava ameaçando pedestres perto do Centro Pop Rua, no bairro Cinquentenário. A equipe localizou o indivíduo no bairro Medianeira, onde ele foi abordado. Com o homem, um caxiense de 36 anos, foi encontrada uma faca com cerca de 17 centímetros de lâmina. A arma foi apreendida e o indivíduo foi encaminhado à delegacia. Ele possui registros por lesão corporal, ameaça, posse de entorpecentes, vias de fato e tráfico de entorpecentes.
Já na segunda ocorrência, um caxiense de 31 anos, foragido da polícia, foi localizado em local conhecido pelo uso e comércio de entorpecentes, próximo a um serviço de acolhimento. Durante abordagem e identificação, a GM verificou que havia contra ele um mandado de prisão por tráfico de drogas. O homem também registros policiais por porte ilegal de arma de fogo, crime de trânsito e tráfico de drogas.
A terceira captura foi no bairro Marechal Floriano, em frente a outro serviço de acolhimento. A GM abordou homens que causavam tumulto e, durante a verificação, descobriu um mandado de prisão por crime de receptação contra um deles. O indivíduo, de 43 anos e natural de Porto Alegre, possui inúmeras ocorrências policiais por furto, violação de domicílio, apreensão de objeto, posse de entorpecentes, exercício ilegal de profissão e receptação.
A quarta e última prisão ocorreu no bairro Cidade Nova. Um usuário de uma casa de passagem do bairro foi desligado do serviço por indisciplina e ameaças à equipe. Ele permaneceu na frente do local, o que motivou sua prisão em flagrante por ameaça e resistência. O indivíduo, também natural de Porto Alegre e com 47 anos, possui um histórico policial com registros que incluem porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, vias de fato, ameaça, incêndio criminoso, violência doméstica, desobediência e desacato.
A Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153.