Polícia

GM de Vacaria atende ocorrência de violência doméstica

O suspeito teria ameaçado a companheira e quebrado objetos da casa

Duas ocorrências de violência doméstica são registradas no final de semana, em Vacaria
(Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil)

Na madrugada desta quarta-feira, dia 27, por volta das 00h30, a GM de Vacaria atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro São José. Chegando ao endereço, a guarnição falou com a vítima, que informou que o companheiro a ameaçou de morte. O suspeito teria quebrado diversos objetos de sua casa, tentando agredi-la, saindo do local com um carro, em direção a casa da mãe dele.

Diante das informações, a Guarda Municipal de Vacaria iniciou as buscas, encontrando o referido veículo estacionado em via pública, em frente a casa da mãe do suspeito. O homem estava dentro do veículo e após abordagem, ele relatou que houve um desentendimento com a companheira e que apenas se defendeu das agressões dela.

Diante dos fatos, a GM de Vacaria conduziu as duas partes à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais, onde a mulher solicitou Medida Protetiva de Urgência.

***

O que é Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180?

O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além do telefone, em quais canais é possível realizar denúncias?

Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil. E na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Também é possível receber atendimento pelo Telegram. Basta acessar o aplicativo, digitar na busca “Direitos Humanos Brasil” e mandar mensagem para a equipe da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.