Plantão

Grêmio é dominado no Chile e perde por 2 a 0 no retorno da Libertadores

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Depois de 188 dias o Grêmio voltou a disputar uma partida de Copa Libertadores da América. O Tricolor nesta quarta-feira, enfrentou a Universidad do Chile fora de casa, em partida válida pela 3° rodada da fase de grupos da competição. Renato Portaluppi escalou o Grêmio da seguinte forma: Vanderlei, Orejuela, Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Darlan, Matheus Henrique, Alisson, Isaque e Luiz Fernando; Diego Souza

A Universidad Católica que entrou em campo não foi a lanterna do grupo E da Libertadores, e sim a equipe que está liderando o campeonato chileno. Desde os minutos inicias da primeira etapa, os Los Cruzados assumiram o controle da bola para dominar a partida. Aos 29,  Fuenzalida soltou uma bomba na trave de Vanderlei. Aos 39, Vanderlei precisou brilhar após Zampedri sair na cara do gol gremista. Na sequência deste lance o ídolo Geromel sentiu um problema na perna e teve que ser substituído por Rodrigues. Sem o seu principal jogador do sistema defensivo, a equipe de Renato Portaluppi sofreu dois gols ainda no primeiro tempo: Zampedri e Pinares.

Ainda sem pontuar na competição, a Universidad Católica assumiu o controle da bola para avançar ao campo do Grêmio. O Tricolor adotou uma postura mais recuada, na tentativa de pegar o adversário nos contra-ataques. E foi assim que Luiz Fernando chegou pela esquerda, mas estava impedido. Aos 29, Fuenzalida soltou a bomba na trave de Vanderlei. Aos 39, Vanderlei precisou brilhar após erro de Geromel e Zampedri sair na cara do gol gremista. Na sequência, Geromel sentiu um problema na perna direita e foi substituído por Rodrigues. Sem seu principal zagueiro, em menos de cinco minutos o Grêmio levou dois gols, de Zampedri e Pinares. Rebolledo cruzou na área e a bola sobrou para o Centroavante Zampedri, que dominou e finalizou bonito para abri o placar. Na sequencia, Pinares recebeu dentro da área, deu um balãozinho em Vanderlei e fez um golaço.

Na segunda etapa, a equipe Chilena seguiu dominando o time gremista em campo, tendo algumas oportunidades para ampliar a vitória por três gols de diferença. Renato Portaluppi tentou mudar a história da partida com as entradas de Robinho e do atacante Ferreira, porém as trocas não surgiram efeito. Para piorar as coisas, no fim do jogo, David Braz recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, o jogador é mais um desfalque para o próximo clássico Gre-Nal.

Com a derrota, a crise no clube se aumenta. Nas últimas 10 partidas, o Grêmio venceu apenas duas, empatou por cinco vezes e sofreu com três derrotas. O tricolor volta a campo pela Libertadores na próxima semana, quando enfrenta o Inter no estádio Beira-Rio.

Fonte: O Bairrista