Caxias do Sul

Gestão da UPA Zona Norte motiva pedido de informações do Legislativo caxiense

Vereador Alberto Meneguzzi
(foto: Gabriela Bento Alves/divulgação)
Vereador Alberto Meneguzzi (foto: Gabriela Bento Alves/divulgação)

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) solicitou requerimento para obter informações sobre a gestão do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), responsável pela Unidade de Pronto Atendimento 24h, a UPA Zona Norte. O documento foi aprovado por unanimidade, durante a sessão representativa de terça-feira (29), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Meneguzzi afirma que é preciso fiscalizar o atendimento da UPA e, também, o contrato vigente com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que é responsável pela administração da UPA. Segundo ele, o valor destinado à empresa mensalmente é de R$ 1,8 milhão.

Conforme o vereador, não está em cheque a relevância do atendimento para a população caxiense, em especial aos moradores da Zona Norte. Porém, acredita que é preciso acompanhar os processos da empresa e a utilização da verba pública. “É fundamental e importante, mas isso não quer dizer que não devemos fiscalizar esses recursos”, frisou.

A UPA Zona Norte foi inaugurada em 2017 e, de acordo com Meneguzzi, apresentou problemas desde o início. O parlamentar informou que, naquela época, recebeu denúncias de descumprimento do contrato, assédio aos servidores do local, descumprimento de acordos coletivos, quarteirização de atendimentos, falta de insumos básicos, linhas telefônicas sem funcionamento, entre outros.

Destacou a situação de uma única ambulância disponível na UPA, utilizada de 2017 até o presente momento, que não comporta a maca da Unidade em seu interior, inviabilizando os atendimentos. O vereador Renato Oliveira (PCdoB), relembrou o grande tempo de espera dos pacientes que, segundo ele, pode variar de quatro a 12 horas. “É corriqueiro esse tempo que as pessoas ficam aguardando para o atendimento ali na UPA”, afirmou.

Conforme Lei Orgânica, o Executivo tem 30 dias para responder às questões do requerimento. Elas abrangem: número de atendimentos realizados pela UPA entre 2017 e 2019 (com detalhamento mensal), providências tomadas em relação às reclamações de usuários do serviço, ações da Comissão de Fiscalização da Unidade, quadro de funcionários, organização de plantões e frequência de pagamento da folha aos funcionários.