Caxias do Sul atrai todos os anos milhares de visitantes. A grande maioria deles, acabam se tornando “invisíveis” perante ao cenário local por estarem na cidade a trabalho. E, esse foi um dos principais assuntos abordados pela gerente de turismo de reuniões, incentivos e negócios internacionais da Embratur, Vaniza Schuler, na RA CIC deste semana.
Conforme ela, que tem uma trajetória de mais de 35 anos no ramo, é preciso identificar por qual motivo esse turista está na cidade e buscar entregar para ele uma solução completa em um um modelo voltado ao B2B. O foco, segundo Vaniza, não deve ser apenas atrair mais turistas para a cidade, mas aproveitar as oportunidades que os que aqueles voltados aos negócios trazem. Destacou que um turismo de negócios bem feito, como no setor da indústria, devem partir pelo parque industrial e conhecimento científico.
“Caxias é uma referência no Brasil em todos esses aspectos. Realmente acredito que a oferta pode ser ampliada sob a ótica de produto que o turista possa consumir. Este turista que já vem para a cidade precisa ter acesso a essa oferta e ser mais bem cuidado. As oportunidades têm que ficar mais simples, mais claras, mais fáceis”.
Para a gerente da Embratur, esse turista precisa ser cuidado. Ao mesmo tempo, a cidade deve expandir os seus calendários de atrativos, investir em benchmarking e pesquisa, além de um elaborado investimento em pesquisa e estrutura para receber os visitantes.
Durante a palestra, Vaniza utilizou por diversas vezes o exemplo da cidade de São Paulo que, com uma população estimada em 12 milhões de habitantes, recebem centenas de eventos todos os anos e entregar uma experiência completa aos turistas de negócio.
“Não é o turista que tem que se esforçar para encontrar o produto, é a cidade que tem que colocar essa informação pulverizada e frequentemente em todos os lados”, finalizou.
Vaniza acredita ainda que cerca de 80% dos turistas de Caxias do Sul se enquadram no perfil de negócios. E, para ela, as oportunidades nesse segmento são amplas, uma vez que a região é considerada o berço do turismo industrial no Brasil.