Bento Gonçalves

Geração de empregos em Bento Gonçalves no primeiro semestre fica longe dos números de 2022

Saldo de novos postos de trabalho foi de 934 oportunidades geradas, representando redução de 15,9% em relação ao mesmo período do ano passado

geração de empregos em bento gonçalves
O destaque positivo foi o comércio, com 58 novas contratações (Foto: Ascom)

A geração de empregos em Bento Gonçalves manteve níveis estáveis em junho. De acordo com o boletim formulado pelo Observatório da Economia do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), o saldo foi de 14 postos de trabalho gerados. O destaque positivo foi o comércio, com 58 novas contratações, e o negativo foi a indústria, com redução de -77 vagas.

Serviços, com 29 empregos, e a construção civil, com saldo três, também somaram para manter a performance positiva do município. Dessa forma, a geração de empregos em Bento Gonçalves fechou o primeiro semestre com saldo positivo de 934 oportunidades. O desempenho é 15,9% inferior ao mesmo período de 2022, mas colocou Bento Gonçalves como o 13º melhor gerador de empregos no Rio Grande do Sul.

Geração de empregos em Bento Gonçalves nos últimos 12 meses

De acordo com o boletim, Bento Gonçalves gerou 857 empregos no acumulado dos últimos 12 meses. A principal contribuição foi do setor de serviços, com 581 vagas, seguido do comércio, com 185. O número, embora positivo, é somente pouco mais da metade do registrado em igual período de 2022 – 1.529.

Por outro lado, a Capital do Vinho registrou, em junho, seu maior contingente de trabalhadores formais, atingindo 49.070 postos. O setor de serviços lidera como maior empregador com 19.338 empregos. O volume de MEIs, por sua vez, fechou em 12.131 em junho.