Cidades

Geólogos devem realizar vistoria na ERS-122 em Farroupilha antes da liberação do trânsito

Previsão do Daer é liberar duas pistas no local

Foto: Divulgação/Daer
Foto: Divulgação/Daer
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou na manhã desta quinta-feira (14), que uma equipe de geólogos e engenheiros da autarquia fará no começo da tarde uma nova avaliação do local do deslizamento, no intuito de verificar as condições de segurança para a liberação do trecho aos usuários. Uma vez confirmadas essas condições e removido o material, espera-se liberar ainda hoje duas pistas: uma para a subida da Serra e a outra, no sentido contrário.
O secretário de Transportes e Logística do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, comentou sobre os trabalhos que estão sendo realizados.
“É uma operação complexa, pois estamos lidando com um dos maiores deslizamentos dos últimos anos nas rodovias da região, com rochas de até oito metros de altura por seis de largura. Determinamos agilidade na execução dos serviços, de forma que o trânsito seja liberado com segurança aos usuários.”
No local, estão sendo realizados trabalhos de detonações das rochas e limpeza da pista. Em um segundo momento, será feita a recuperação do asfalto que ficou danificado com as quedas.
Veículos pesados que desejam ir para Porto Alegre e região Metropolitana deve usar a BR-116, em Caxias do Sul, passando Por Vila Cristina ou se dirigir até Garibaldi, pela RSC-453 e depois acessar a ERS-446 em direção a São Vendelino. Já veículos leves podem usar a VRS-826, em Alto Feliz.