Agro Rural

Geadas não afetaram drasticamente a brotação das uvas em Garibaldi, afirma o presidente do STR

Clima frio trouxe prejuízos para produtores rurais da Serra Gaúcha nesta semana.

Fotos: Danieli de Zorzi/Especial Grupo RSCOM
Fotos: Danieli de Zorzi/Especial Grupo RSCOM

A geada que atingiu parte da Serra Gaúcha na segunda-feira (21), trouxe grandes prejuízos para os produtores rurais de algumas cidades do entorno. Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha tiveram prejuízos consideráveis, principalmente nos parreirais.

Contudo, foram pontos isolados os mais afetados pela geada, onde os danos foram perceptíveis. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Luciano Rebelatto, não houveram grandes estragos, pelo menos na região de atuação do STR.

Rebelatto afirma que houveram propriedades afetadas pela geada e que esta época de brotação dos parreirais é bastante sensível ao clima. A geada registrada nesta semana terá o potencial de modificar todas as próximas etapas: floração e o desenvolvimento do cacho. Contudo, Rebelatto afirma não foram verificados grandes estragos, pelo menos visivelmente.

Acompanhe o comentário do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Luciano Rebelatto, clicando abaixo:

Foto: Danieli de Zorzi/Especial Grupo RSCOM