Mecanismo de proteção tanto para as forças de segurança quanto para a população, as câmeras corporais utilizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) completaram cinco meses de utilização, em Bento Gonçalves. Ao todo, 20 câmeras foram alugadas pelo Poder Público para utilização durante as operações na cidade.
As imagens registradas ficam armazenadas no centro de tecnologia da Secretaria de Segurança. O comandante da GCM, Marcelo Gonçalves Pereira, relata que já foi preciso recorrer a elas para averiguar situações em blitz de trânsito, por exemplo, quando o motorista foge do local. “No momento da abordagem a pessoa havia se negado da prática delituosa e não aceitou a fiscalização, questionando a competência dos agentes da GCM, porém com o uso do recurso de imagens, foi possível reverter o quadro e assegurar a segurança de todos”.
Na visão de Pereira, as câmeras corporais geram credibilidade e confiança às ações e condutas dos órgãos de segurança. “Há clareza nas intenções e comportamentos, tantos dos agentes quanto da população que se relaciona”, argumenta.
O Secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, acrescenta que o mecanismo representa uma ferramenta a mais. “O próprio agente às vezes acaba não visualizando tudo que a câmera pode armazenar, fora a facilidade de que poderá ser visualizado posteriormente e resolver uma cena de um determinado acontecimento que o servidor viu em uma única vez e que foi muito rápido”.