Comportamento

Garibaldi sofre com alagamentos e falta de luz causados pelas fortes chuvas das últimas horas

Bombeiros Voluntários estão atendendo diversas ocorrências em pontos da cidade e interior, incluindo também queda de árvores e de barreiras

(Foto: Josiel Keller/ Grupo RSCOM)
(Foto: Josiel Keller/ Grupo RSCOM)

A intensidade das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30) trouxe consigo uma série de transtornos para a região da Serra Gaúcha. Em Garibaldi, desde a noite de segunda-feira (29), os Bombeiros Voluntários têm enfrentado diversas situações de emergência em vários pontos da cidade, respondendo a chamados que envolvem desde a queda de árvores até alagamentos e deslizamentos de terra. De acordo com os registros de uma estação meteorológica local, a precipitação acumulada desde às 13h de segunda-feira até às 7h desta terça-feira, já somam os 200 mm.

No interior de Garibaldi, várias comunidades já sentem os impactos da tempestade, com a falta de fornecimento de energia elétrica, um exemplo é Linha Araújo. Em Marcorama, além da interrupção no abastecimento de eletricidade, os moradores enfrentam o transbordamento de um arroio que corta a região, com a água atingindo mais de um metro acima da ponte que conecta a localidade à escola e à comunidade.

(Foto: Reprodução) - Comunidade de Marcorama
(Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução) - Comunidade de Marcorama

Gelson Marina, residente de São Luís do Araripe, a aproximadamente 4 km de Garibaldi, compartilhou com a equipe de reportagem do Grupo RSCOM os desafios enfrentados pela sua comunidade, com pontos de alagamento, especialmente nas residências próximas ao Marrecão, “O arroio subiu novamente e bloqueou a estrada. Estamos impedidos de sair e ninguém consegue chegar até que a água baixe. Além das residências, próximas temos uma madeireira, que certamente sofrerá grandes prejuízos. Estima-se que haja pelo menos 1,5 m de água no local. Após o escoamento, avaliaremos os danos. Graças a Deus, até agora, apenas danos materiais foram registrados”, destacou.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Outros pontos da cidade que também sofrem com alagamentos na manhã desta terça-feira estão a rua Pinheiro Machado, no bairro Chácaras , Travessa João Missiaggia e Vicente Faraon, além da região central, nos entornos da Praça da Martini e Rua  Heitor Mazzini.

 

 

(Foto: Josiel Keller/ Grupo RSCOM)
(Foto: Josiel Keller/ Grupo RSCOM)
(Foto: Josiel Keller/ Grupo RSCOM)
(Foto: Josiel Keller/ Grupo RSCOM)

Conforme a Prefeitura de Garibaldi, desde a tarde de segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Obras, prontamente, disponibilizou equipes para realizar a limpeza dos acessos de escoamento da água, por conta dos alagamentos. “A secretaria segue em alerta para realizar demais desobstruções que possam acarretar em alagamentos”.

Garibaldi registra alagamento em duas escolas municipais
Ainda, em virtude de alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) comunica que as aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Cairu estão canceladas nesta terça-feira (30), nos turnos manhã e tarde.

Outra instituição atingida foi a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Criança Esperança, que registrou alagamento em algumas de suas salas. Dessa forma, a SMEd solicita que os responsáveis pelos alunos dos maternais não enviem seus filhos para a escola no dia de hoje.  As demais instituições de ensino seguem com o cronograma de aulas normal.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Ginásio Municipal de Garibaldi passa a recepcionar desabrigados pela chuva 

A Prefeitura de Garibaldi comunica que o Ginásio Municipal de Esportes, localizado na Rua Luís Rogerio Casacurta, nº 464, está aberto para acolher os municípes desabrigados em decorrência das fortes chuvas desta terça (30). Uma equipe da Administração Municipal já está no local para orientar e prestar auxílio.

Demais aulas e eventos agendados para hoje no ginásio foram cancelados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A decisão visa manter o espaço livre para os atingidos por estragos da forte precipitação.