Comportamento

Garibaldi segue decreto estadual e desobriga crianças de 6 a 11 anos a usarem máscaras

Garibaldi segue decreto estadual e desobriga crianças de 6 a 11 anos a usarem máscaras

Conforme Decreto n° 56.403, publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (26), o Rio Grande do Sul passou a recomendar o uso de máscaras para crianças de seis a 11 anos. Desta forma, a utilização do item de proteção não é mais obrigatória e sim apenas recomendada, cabendo aos pais ou responsáveis a supervisão do uso do equipamento de proteção. Diante da decisão, o município de Garibaldi seguiu a recomendação e também desobrigou o uso para crianças desta faixa etária. A partir dos 12 anos, o uso da máscara é obrigatório pelos protocolos estabelecidos no Sistema 3As de Monitoramento, mecanismo que gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.

O parecer técnico que embasa o regramento, assinado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), levanta pontos de atenção que devem ser considerados para o uso recomendado da máscara em crianças entre seis e 11 anos. Um desses aspectos é a transmissão generalizada, comunitária ou sustentada da doença. Também deve-se observar a capacidade individual da criança nos cuidados com a manipulação da máscara. Para crianças que convivem com pessoas que possuem alto risco de desenvolvimento de doenças graves, o uso de máscara é aconselhado.

A Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressalta que o posicionamento técnico em relação ao uso de máscaras em menores de 12 anos segue as melhores evidências científicas, com adaptações considerando particularidades culturais ou regionais. “As alterações realizadas pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul apenas retomam as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como previsto inicialmente”, disse Arita.

Fonte: Gov. do Estado do RS
Foto: Tamer Soliman/Pixabay/Divulgação