Comportamento

Garibaldi registra primeiro caso de dengue do ano

O caso é autóctone, ou seja, quando a doença é adquirida na própria cidade.

Primeira vítima da dengue no RS.

Nesta terça-feira (2), a Secretaria de Saúde de Garibaldi confirmou o primeiro caso de dengue do ano. O caso é autóctone, ou seja, quando a doença é adquirida na própria cidade.

Leia também:
Final do Citadino de Futsal registra recorde de público no Ginásio Municipal de Esportes, em Garibaldi

O paciente identificado é residente do Centro e já está assintomático e recuperado. O homem, de 38 anos, não foi hospitalizado, sendo diagnosticado com um quadro leve da doença e durante todo o período, foi acompanhado pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Ele apresentou os primeiros sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) no dia 15 de abril e procurou atendimento médico no dia 20 de abril. A coleta do exame de confirmação da doença ocorreu no dia 25 de abril, pois só pode ser realizada após o sétimo dia da doença, e foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) para análise.

Casos em 2023
Garibaldi registrou 18 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo 16 descartados, um confirmado e um suspeito. Conforme a equipe de Controle da Dengue, de janeiro a março, foram detectados 83 focos do mosquito Aedes aegypti, que foram eliminados.

A secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, alerta que, em caso de suspeita, o paciente deve procurar o Pronto Atendimento Médico (PAM) para avaliação e, diante de suspeita clínica, receberá o devido tratamento. A vigilância epidemiológica será notificada para posterior coleta dos exames, conforme solicitação médica.

Sintomas da dengue
Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.

Medidas de prevenção
A melhor forma de prevenir da dengue é evitar focos do mosquito, eliminando reservatórios com água parada:
– Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda dos pratos para evitar o acúmulo de água;
– Livre-se de objetos que acumulam água;
– Armazene as garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;
– Mantenha as caixas d’água, poços, barris e lixeiras bem vedados;
– Mantenha as calhas desobstruídas e livres de folhas e galhos;
– Trate piscinas com cloro;
– Tenha cuidado com o lixo (amarre bem as sacolas, e deposite-as corretamente em lixeiras);
– Outras medidas de proteção individual que podem ser adotadas são o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas.

Foto: Arquivo Leouve