Nesta quinta-feira (14), a Administração Municipal de Garibaldi participou de dois importantes momentos junto ao governo estadual. Os encontros renderam anúncios de recursos para a saúde e para melhorias em infraestrutura urbana. Além disso, a Prefeitura apresentou reivindicações de projetos ligados ao turismo, habitação e esportes.
Pela manhã, a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, participou da solenidade de anúncio da nova etapa do Avançar na Saúde. Representando o município, a chefe da pasta recebeu o valor de R$ 1.434.390,84 para o Hospital Beneficente São Pedro (HBSP).
O evento, que ocorreu no Palácio Piratini, concretiza o recurso articulado pelo Poder Executivo Municipal. A gestora municipal esteve acompanhada do presidente do HBSP, Adorino Martinazzo, do administrador Jaime Gnatta Kurmann e do diretor operacional Rafael Biondo.
Os recursos destinados para instituição de saúde de Garibaldi serão utilizados na reforma da área que abrigará a recepção do novo centro cirúrgico, hemodinâmica e endoscopia, bem como a aquisição de móveis para o espaço, que hoje soma quase 2.400 m².
Já no início da tarde, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Artur Lemos, esteve no Gabinete do Prefeito para tratar sobre as demandas do município. Além do chefe do Executivo, o encontro contou com a presença do secretariado municipal e imprensa.
Durante a reunião, Lemos sinalizou positivamente sobre o pedido da municipalização da estrada que liga a comunidade de São Roque Figueira de Mello à RSC-453 (Rota do Sol). Segundo o secretário, o projeto que municipaliza a estrada foi protocolado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (12) e deve ser votado nas próximas semanas.
Na oportunidade, a Prefeitura destacou os investimentos do Município na área da saúde. De acordo com os dados apresentados, o Executivo municipal investiu 19,91% do seu orçamento na área, o que representa cerca de R$30 milhões em 2023, alcançando a diminuição nas filas de esperas para exames, consultas e cirurgias eletivas.