Comportamento

Garibaldi realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O tema que norteou o evento neste ano foi “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo''

(Foto:   Edemar Mealho)
(Foto: Edemar Mealho)


A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) promoveram nesta terça-feira (6) a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema que norteou o evento neste ano foi “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”.

Durante o ato de abertura, a diretora da Escola de Educação Especial Bem-me-quer, professora Rejane Pasqualetto Romagna, destacou o prazer em sediar o encontro. “Este é um espaço para refletirmos o futuro da inclusão e os direitos que essas pessoas têm. Há um tempo atrás, achávamos que tínhamos que ser a voz dos nossos assistidos. Hoje, o pensamento mudou. Queremos que eles tenham voz, que estejam presentes na sociedade e na comunidade. Queremos que estejam aonde queiram estar e tenham condições de estar”, enfatizou.

O presidente do Comped, Ari Heck, falou sobre a grandiosidade do encontro. “É um prazer participar e ajudar a organizar essa enorme conferência. Estamos com um público muito expressivo, o que é fantástico. A inclusão é um tema que precisa ser debatido em todas as entidades, nas esferas pública e privada”.

Em seu pronunciamento, o presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Pública (Faders), Marquinhos Lang, que foi o palestrante do encontro, salientou a satisfação de participar do evento. “É um momento diferenciado, para discutir esse tema tão importante, com as pessoas que nos auxiliam e ajudam a lutar pela causa”, declarou.

O prefeito Sérgio Chesini apontou a relevância da discussão do tema. “Estamos reunidos aqui hoje, com a casa cheia. Sabemos da importância desse tema e nos propomos, diariamente, a olhar para essas pessoas com o respeito, carinho e cuidado que merecem. Nós, que temos a responsabilidade de conduzir os anseios da comunidade garibaldense, nos solidarizando com a causa, multiplicando esforços, para que possamos estar cada vez mais comprometidos, com mais sabedoria e dedicação”, concluiu.

O encontro ocorreu no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Garibaldi, reunindo cerca de 100 pessoas. Também estiveram presentes o vice-prefeito Valério Mayer, secretárias municipais de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Clarisse Lagunaz, e de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, presidente da Apae Garibaldi, Jorge Luiz Postingher, e membros e voluntárias da Associação.