Comportamento

Garibaldi produz aproximadamente 20 toneladas de lixo por dia

(Foto: Priscila Pilletti)
(Foto: Priscila Pilletti)


A quantidade de lixo produzido diariamente no mundo é um dos mais sérios problemas da sociedade humana. Em 2012, apenas no Brasil, foram produzidas 64 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 24 milhões de toneladas foram descartadas de forma inadequada.

Em Garibaldi, conforme dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o município produz uma média de 20 toneladas de lixo diariamente, o que corresponde a mais de 18 kg por habitante ao mês.

Conforme a SMMA, pensando no meio ambiente, são investidos mais de R$ 3 milhões em coleta, transporte e destinação dos resíduos, incluindo o aterro sanitário e a triagem dos resíduos sólidos.

Ainda, diariamente, o município realiza a coleta de resíduos sólidos de residências, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, além de efetuar a limpeza pública urbana. O serviço é feito conforme o calendário estabelecido para os bairros, zonas urbanas e rurais.

Eletrônicos

Para garantir a destinação correta aos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, a SMMA conta com um ponto fixo para a entrega deste tipo de resíduo, no Ginásio Municipal de Esportes, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Volumosos

Itens como móveis e estofados também demandam uma destinação específica, mas diferente dos eletrônicos. Para viabilizar o descarte correto e eliminar o acúmulo de materiais em locais inadequados, a SMMA oferece um contêiner itinerante para resíduos volumosos. O recipiente é disponibilizado em um ponto diferente do município em cada semana.