Neste domingo (16) várias vias terão bloqueios em cinco municípios da Serra Gaúcha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Monte Belo do Sul e Santa Tereza receberão a maior maratona de ciclismo amador do mundo. O evento tem início nesta sexta-feira (14), e segue até o domingo, 16 e espera a participação de mais de 2.000 ciclistas de diferentes partes do mundo.
Em Carlos Barbosa, os ciclistas entrarão em Desvio Machado em torno das 8h e 9h30 do domingo, passarão pela entrada da cidade e na rótula da Santa Clara, seguirão em direção a estrada velha para ir à Garibaldi. A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude do município convida a população para assistir e prestigiar os ciclistas em nossa cidade.
Haverá dois pontos onde as pessoas poderão assistir, sendo eles: a Igreja de Desvio Machado, onde será ponto de apoio do evento e a torre localizada na entrada da cidade, na Maria Fumaça, onde terá música ao vivo com Joce Sampaio.
Em Garibaldi, das 8h às 10h, em função da prova ciclística, as vias de acesso à Buarque de Macedo estarão bloqueadas em diversos pontos. O bloqueio terá início na RSC-453. Alguns trechos da Rua General Osório também estarão bloqueadas, assim como algumas vias de acesso à Rua Alencar Araripe. Alguns pontos da Estrada para São Jorge e Estrada para Santo Alexandre estarão bloqueados.
A prova ciclística GranFondo New York (GFNY), que ganha edição no país em 16 de outubro, combina esporte e turismo em um único evento na charmosa microrregião Uva e Vinho do Rio Grande do Sul. Garibaldi é um dos municípios por onde o percurso passará – são esperados mais de dois mil atletas, nacionais e estrangeiros.
A região também recebe a Expo Global Sports – GFNY (14, 15 e 16 de outubro), feira de produtos esportivos, com a exposição das principais marcas de bicicletas, equipamentos e acessórios para suas diversas modalidades, na qual Garibaldi estará presente.
O percurso cruza seis municípios da Serra. Além de Bento Gonçalves (ponto de largada e chegada do circuito), a prova passará por Garibaldi, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Carlos Barbosa e Farroupilha. Em cada um desses municípios, todos colonizados por imigrantes italianos, são evidentes os traços culturais e costumes herdados, assim como belezas e particularidades que fornecem um recorte panorâmico geral da região.