Garibaldi, a charmosa cidade localizada na Serra Gaúcha, celebra nesta terça-feira, dia 31 de outubro, o seu 123º aniversário de emancipação política. A passagem do aniversário foi marcado por uma série de eventos comemorativos ao longo do mês de outubro, encerrando as festividades com a celebração de uma missa, a partir das 19h desta terça-feira (31), na Igreja Matriz São Pedro.
A jornada de comemorações incluiu a 2ª edição da Gincana Municipal, a tradicional Festa das Crianças, o Garibaldi Vintage, o 2º Festival da Primavera, além de sediar a XII Jornada JucisRS de Interiorização, o XXIV Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, entre outros.
O prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini enfatizou a determinação, o suor e a criatividade dos imigrantes que construíram a cidade. Ele ressaltou o legado deixado pelos primeiros habitantes e a resiliência que resultou na construção da bela e acolhedora Garibaldi de hoje. “Os nossos imigrantes, colonos, vieram ao Brasil para colonizar esta região. Não trouxeram ferramentas, mas trouxeram consigo o conhecimento e a fé. Hoje, estamos desfrutando do que lhes foi prometido. Garibaldi é uma cidade para ser desfrutada, por isso, temos o emblema de nossa administração: Construir, os imigrantes e seus descendentes continuam a construir Garibaldi; Acolher, nossa cidade acolhe bem a todos que aqui chegam e Celebrar, a nossa forma de agradecemos a todos que construíram e continuam a edificar Garibaldi – é uma homenagem, uma honra e, sobretudo, nossa gratidão”, destacou o prefeito Chesini.
Conforme último censo do IBGE, realizado em 2022, Garibaldi conta com uma população de 34.335 habitantes.
Raízes Históricas e Marca Cultural
Garibaldi é uma cidade que preserva as memórias dos imigrantes italianos e a influência da cultura francesa, resultando em uma rica diversidade econômica e cultural. A região foi palco do início da colonização com a chegada dos primeiros imigrantes prussianos, alemães e, posteriormente, suíços, italianos, franceses, austríacos e poloneses.
Inicialmente denominada Colônia Conde D’Eu, a região evoluiu para a cidade de Garibaldi em 31 de outubro de 1900, em homenagem a Giuseppe Garibaldi, herói da Revolução Farroupilha e conhecido como “herói dos dois mundos”.
Capital do Espumante: Tradição e Inovação
Garibaldi é reconhecida como a Capital Brasileira do Espumante. A tradição vitivinícola trazida pelos imigrantes italianos desencadeou um legado de inovação. A família Peterlongo, pioneira na produção do primeiro espumante brasileiro em 1913, marcou o início de uma história brilhante para a região. A bebida conquistou não apenas o mercado nacional, mas também reconhecimento internacional.
Além disso, a cidade detém o título no Guinness Book pelo maior sabrage já realizado e possui a maior taça de espumante do mundo, conhecida como supertaça, com 2 metros e 19 centímetros de altura, 33 quilos e capacidade para cerca de 140 litros de espumante.
Recentemente, a cidade escolheu a Camélia como a flor símbolo de Garibaldi. “A planta se identifica com os Imigrantes Italianos em razão de sua resistência e durabilidade, pois remete às dificuldades que nossos antepassados amargaram no início da colonização, mas sempre mantiveram a esperança de dias melhores como o desabrochar das flores enfrentando as intempéries e o clima hostil”.
Ainda, uma Lei Municipal também instituiu o Espumante e o Sabre como objetos-símbolos de Garibaldi, reforçando o valor da sua identidade cultural. Recentemente, a cidade também ganhou o título de embaixada do grostoli.
Garibaldi, com sua paisagem bucólica e história singular, mantém viva a herança dos imigrantes e seu legado de trabalho, fé e união. Atualmente, a cidade concentra seus esforços na qualidade de vida, investindo em setores como a agroindústria e no turismo, mostrando aos visitantes a beleza das videiras e a hospitalidade de seu povo.
“Todas as nossas secretarias, seja de Saúde, Educação, Esporte, Segurança, Turismo, estão focadas na qualidade de vida. Aqui é notória a hospitalidade de um povo acolhedor, com sorriso no rosto, um povo amigo e a e prestativo. Por aqui, se sente aquele calor humano, não só para os que vivem no município, mas também para aqueles que nos visitam. Evidente que nós somos um povo trabalhador, mas um povo alegre, um povo que celebra”, enfatiza Chesini.
Programação de aniversário – terça-feira (31/1o)
8h30 -Entrega da placa para os familiares do homenageado da Semana da Pátria Vandenir Antônio Miotti. Local: Gabinete do Prefeito
17h30 -Inauguração da pav. asfáltica da Rua Bianca Barichello Scomazzon
19h – Missa de aniversário do Município. Local: Igreja Matriz São Pedro